“Estamos vendo a cortina de fumaça que operava para esconder a real situação das creches parceiras do Recife caindo”, afirma Gilson Machado sobre auditoria do TCE-PE
Foto: Ademar Filho/Ascom Gilson Machado
O candidato do Partido Liberal, Gilson Machado, reafirmou suas denúncias sobre supostas irregularidades em creches parceiras da Prefeitura do Recife, após o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) confirmar a realização de auditoria para avaliar a situação desses espaços no município.
De acordo com Machado, as denúncias, inicialmente negadas pelo prefeito João Campos (PSB), foram corroboradas pelo TCE-PE, que apontou a falta de documentação e indícios de favorecimento político em várias creches.
“A gente sabe que quem lida com a verdade sofre perseguição, mas mentira tem perna curta! Hoje estamos vendo a cortina de fumaça que operava para esconder a real situação das creches parceiras do Recife caindo. Para que isso acontecesse foi preciso coragem, coragem que eu tenho porque a gente está falando de crianças e de famílias do Recife que precisam desse serviço. Eu sou a favor das creches, mas é preciso que elas funcionem com qualidade”, afirmou Machado.
Medida cautelar
Nessa sexta-feira (20), o Tribunal de Contas de Pernambuco negou medida cautelar que suspenderia repasses financeiros e funcionamento das creches no Recife. Segundo o conselheiro Eduardo Porto, um pedido feito ao órgão visava suspender os repasses de recursos às Organizações da Sociedade Civil (OSC).
No entanto, o TCE justificou que a suspensão dos pagamentos causaria prejuízos às famílias e, principalmente, às crianças, levando ao fechamento das creches e à realocação dos alunos. A denúncia, feita por um cidadão, alega descumprimento de cláusulas do chamamento público e falta de transparência nas contratações. A auditoria segue em andamento, e ajustes poderão ser realizados pela Secretaria de Educação do Recife sem interrupção dos serviços.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 06/10/2024
João Campos é reeleito prefeito do Recife com mais de 77% de votos
Candidato teve 542 mil votos a mais que o segundo colocado, Gilson Machado,...