Erick Lessa lança livro ‘Chacina de Poção, a barbárie do Sítio Cafundó’
O deputado estadual Erick Lessa apresenta uma nova faceta, com o lançamento do livro ‘Chacina de Poção, a barbárie do Sítio Cafundó’. A obra, escrita pelo parlamentar, retrata a investigação do crime que aconteceu em fevereiro de 2015, quando três conselheiros tutelares e uma idosa foram mortos em Poção, uma cidade que tem cerca de 11 mil habitantes no Agreste pernambucano. Publicado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), o livro será, inicialmente, distribuído para profissionais que atuam na garantia de direitos à criança e ao adolescente.
O lançamento será nesta sexta-feira (04), a partir das 14h. O ato integra a programação de abertura da Caravana dos Direitos da Criança e do Adolescente em Poção, que segue até o dia 06, quando completam sete anos da chacina. O evento acontecerá no Hotel Fazenda Poço Encantado, na PE-197, e contará com a participação de diversas autoridades e conselheiros tutelares.
Além da narrativa, a obra traz aspectos da memória e reflexões do autor sobre o caso, entrelaçando-o com a atualidade. “Esta foi uma das investigações mais importantes da minha vida, que ainda me traz forte emoção por se tratar de um assunto essencial, como a proteção à criança”, reflete Erick Lessa.
Projetos
A assistência às crianças é um dos temas marcantes no mandato do parlamentar. Erick Lessa é autor da Lei nº 17.486, de 18 de novembro de 2021, que transforma outubro no Mês Estadual da Proteção Integral à Criança e ao Adolescente, dedicado à defesa dos direitos da criança e do adolescente, com fomento à proteção e prevenção contra todo o tipo de violência e vulnerabilidade. Ele também é autor do Projeto de Lei nº 947/2020, em trâmite na Assembleia, que garante às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade a prioridade de vagas nas escolas de tempo integral da rede pública de ensino de Pernambuco. Entre outras ações na área, o deputado ainda busca a ampliação do Centro Integrado da Criança e do Adolescente (CICA) no interior do estado.