Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Em embate pela presidência da Câmara de Camaragibe, Geraldo Alves assume o posto interinamente


Por: REDAÇÃO Portal

07/01/2025
    Compartilhe:

O vereador Geraldo Alves, parlamentar mais idoso em Camaragibe, assumiu a presidência interina da Câmara Municipal após a confusão registrada no primeiro dia de 2025 pelo controle da Mesa Diretora. O vereador Paulo André tem sido alvo de críticas na cidade, apontado por ter feito uso de “ambição” para se autoproclamar presidente da Casa. 

No dia 1º de janeiro, conforme o regimento interno, o vereador mais votado nas eleições, Heldinho Moura, assumiu a condução dos trabalhos da sessão solene, que deu posse aos vereadores eleitos, ao prefeito e à vice-prefeita. Após o encerramento da solenidade, foi convocada uma nova sessão ordinária, dentro do prazo regulamentar de 30 minutos, para a eleição da Mesa Diretora.

Na retomada, Heldinho Moura abriu a sessão e solicitando a verificação de quórum, conforme previsto no Capítulo IV, Art. 9º do regimento, observou que apenas 8 vereadores estavam presentes, número insuficiente para atingir os 2/3 necessários (9 vereadores). Diante disso, Heldinho encerrou a sessão, declarando a vacância do cargo de presidente, em conformidade com o Art. 15 do regimento interno. 

Esse artigo estipula que, em casos de vacância, o vereador mais idoso assuma a presidência interina até a realização de uma nova eleição, no prazo máximo de 30 dias. Por isso o vereador Geraldo Alves assumiu a função. A decisão foi respaldada pelo procurador jurídico da Câmara, Rejânio de Lima Marques, um dos responsáveis pela elaboração do regimento em vigor. 

Segundo parlamentares, apesar do que reza o regimento, o vereador Paulo André teria liderado um movimento para deslegitimar o processo, motivando a confusão registrada em frente à Câmara Municipal de Camaragibe.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook