Em Caruaru, Prefeitura apresenta na Câmara orçamento para 2023
Foto: Vladimir Barreto
Representada pelas secretarias de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Governo e Fazenda, além da Controladoria e Procuradoria do município, a Prefeitura de Caruaru marcou presença em uma audiência pública, ontem (03), na Câmara Municipal de Caruaru. A convite dos vereadores, os gestores do executivo municipal fizeram a apresentação da LOA (Lei Orçamentária Anual) para o ano de 2023, que prevê um orçamento de R$ 1.642.212.000,00 (um bilhão, seiscentos e quarenta e dois milhões, duzentos e doze mil reais) para a Prefeitura de Caruaru. O pleito ainda precisa ser aprovado pelos vereadores, em seção plenária. Na oportunidade, foi apresentada também a revisão do Plano Plurianual 2022/2025, prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal.
A consultora técnica do governo municipal, Aline Portela, ressaltou que a ocasião foi uma oportunidade para escuta e esclarecimentos. “Esse momento é fundamental para, não só apresentar a LOA para a toda a população e poder legislativo, mas também para esclarecer e tirar dúvidas pontuais sobre a sua execução”, destacou a consultora.
A construção da LOA e a revisão do PPA (Plano Plurianual) foram elaboradas de acordo com a participação da população nas cinco audiências públicas que ocorreram no período de maio a junho de 2022, realizadas nas zonas urbana e rural do município, de modo presencial. “O nosso principal foco foi construir uma lei orçamentária próxima da realidade e necessidade da cidade como um todo, alinhado, claro, a gestão do nosso prefeito Rodrigo Pinheiro”, explicou Aline. De acordo com ela, a população teve participação ativa nesse processo, por meio de formulário on-line, disponibilizado no portal do Fala Caruaru e formato presencial.
A gestão municipal foi representada na audiência de hoje pela secretária de Planejamento (pró tempore), Joelma Lima, pela secretária executiva de Planejamento, Mayara Soares, pela gerente Geral de Orçamento, Andrezza Karla, pelo procurador do Município, Dimitre Bezerra, e pela Controladora do município, Andréa Ribeiro. De modo on-line, participaram o secretário de Governo, Lino Portela, a secretária de Finanças, Simone Benevides e a consultora técnica, Aline Portela.
A audiência pública contou com a presença dos vereadores Aline Nascimento, Anderson Correia (presidente da Comissão de Orçamento), Bruno Lambreta (presidente da Câmara), Felipe José, Lairton Vieira, Maurício Caruaru e Perpétua Dantas.