Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Recife - Eleições 2024

Durante sabatina, João Campos apresenta propostas para incentivar moradia no centro do Recife


Por: REDAÇÃO Portal

Candidato pretende estimular a ocupação e reduzir a evasão nos imóveis da área central da capital pernambucana

20/08/2024
    Compartilhe:

Candidato pretende estimular a ocupação e reduzir a evasão nos imóveis da área central da capital pernambucana

Foto: Rodolfo Loepert

O prefeito e candidato à reeleição, João Campos (PSB), foi o primeiro a participar de uma série de sabatinas promovidas pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil de Pernambuco (Sinduscon-PE) em parceria com a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (ADEMI-PE). Durante o encontro, o atual prefeito do Recife destacou ações do seu primeiro mandato e apresentou propostas para áreas como habitação, mobilidade urbana e saneamento.

Entre as propostas apresentadas, o candidato do PSD falou sobre a criação de mecanismos tributários e urbanísticos a fim de estimular a ocupação do Centro do Recife, por meio do programa Recentro. Um exemplo é a criação de uma proposta de permuta de coeficiente de construção, que seria concedida ao empreendedor que promover recuperação de imóveis no Centro com o aumento de área para construção de terrenos que estejam situados em áreas mais demandadas.

“Vamos fazer uma lei específica para viabilizar e potencializar a moradia do centro. A partir do momento em que um prédio do centro é ‘retrofitado’ preservando seus padrões construtivos e históricos, e gerando moradia prioritariamente com fins sociais, vamos gerar um adicional construtivo em outras áreas da cidade. É assim que Nova Iorque e outras grandes cidades do mundo fazem, e vamos fazer no Recife”, afirmou.

Mobilidade 

Quando questionado sobre o trânsito na Zona Norte, João Campos destacou medidas que serão tomadas para melhorar a mobilidade na região. “Tem uma ação que vai ser decisiva para uma parte da Zona Norte e Oeste. Nos próximos dias, será inaugurada a ponte Engenheiro Jaime Gusmão, que vai ser uma saída da Zona Norte, um gargalo importante próximo à BR-101. Temos um outro ponto central importante, que é a saída da Rui Barbosa. Fizemos estudos para aumentar a capacidade viária. Algumas intervenções serão feitas que serão anunciadas. Até novembro será inaugurado o pontilhão da rua Amélia, que vai para o Centro e Olinda. Com essas duas juntas, chegamos a quase 50% de aumento de capacidade na saída da Zona Norte”, explicou o candidato.

Drenagem

Acerca de ações para contenção de alagamentos na cidade, João Campos citou medidas que estão sendo tomadas para resolver o problema, como a identificação de 120 pontos críticos de drenagem na cidade. Além disso, ele também apresentou propostas para um projeto de drenagem do Rio Tejipió.


“Não existia, mas hoje temos uma modelagem hidrológica e hidrodinâmica em toda a bacia do rio Tejipió. Nossa ideia é expandir a modelagem para as bacias dos rios Beberibe e Capibaribe. A partir daí, vamos fazendo intervenções. A mais crítica é a de Tejipió, então tem diagnóstico, projeto, e um ciclo de cinco anos de grandes investimentos. Serão R$ 500 milhões investidos na bacia do rio Tejipió, e vai praticamente resolver a Zona Oeste, que hoje é a pior drenagem da cidade. Se fosse fácil, alguém já tinha feito. Não é fácil, mas vamos fazer porque é possível”, ressaltou.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook