Distrito de Algodões, no município de Sertânia, celebra o Centenário da Morte do Doutor José da Rocha Carvalho

Foto: Divulgação
A Capela de São Sebastião, em Algodões, distrito de Sertânia, no Sertão de Pernambuco, realizará uma Missa Solen, nesta quinta-feira (27), em homenagem ao Centenário da morte do Doutor José da Rocha Carvalho. O evento acontecerá às 19h, exatamente no dia em que José da Rocha Carvalho faleceu: 27 de março de 1925. Ele foi o primeiro médico a instalar-se naquela região, levando a medicina para os que mais precisavam.
No início de 1917, o Doutor José da Rocha Carvalho chega em Algodões, devido às ameaças e perseguições sofridas durante o processo da Hecatombe de Garanhuns. Foi em Algodões onde viveu seus últimos anos de vida. Seu empenho foi fundamental para que a Capela de São Sebastião fosse construída e inaugurada, em 1922, para a alegria dos moradores.
Em Algodões, ele ergueu sua residência e, por meio dos seus incansáveis esforços, construiu o primeiro posto de saúde do Sertão, que passou a dar assistência médica às pessoas mais carentes daquela região, onde muitas vezes dispensava seus próprios honorários. Contraiu tuberculose, motivo do seu falecimento, enquanto cuidava de pacientes que estavam com a doença, mas nunca recusou atendê-los. Foi sepultado no cemitério Parque das Lágrimas, em Algodões, e, em sua homenagem, recebeu uma rua com o seu nome.
Doutor José da Rocha Carvalho era conhecido por ser prestativo, realizava a medicina com cuidado e atendia seus pacientes com uma escuta atenta. Seus diversos trabalhos sociais em Algodões, o colocam com destaque na história médica, social e cultural de Sertânia, um importante município do Estado. Histórias como essas inspiram e tocam pessoas para o trabalho social e seu impacto positivo na vida dos que mais precisam. Viva Doutor José da Rocha Carvalho, viva Algodões, viva Sertânia, viva o povo e a história.