Daniel Coelho vai pedir volta de luto oficial por Dom Helder e Frei Damião
O deputado federal Daniel Coelho (Cidadania) pedirá o retorno dos decretos de luto oficial a figuras de importância, como Dom Helder Câmara e Frei Damião. A ação será protocolada na próxima segunda-feira (31). As homenagens aos religiosos e outras personalidades foram canceladas pelo presidente Jair Bolsonaro.
Na noite da última sexta-feira (28), Daniel publicou em suas redes sociais um texto repudiando a ordem emitida por Bolsonaro. “Entrarei segunda-feira com pedido de cancelamento da medida. Deve-se respeitar nossa história, as pessoas que a construíram. Dom Helder e Frei Damião são exemplos da solidariedade e do amor. Admirados e grandes referências em Pernambuco e no Brasil”, escreveu.
O texto continua: “Um governante não tem o poder para alterar os acontecimentos passados. A medida também atingiu outras pessoas relevantes de nossa história, como Darcy Ribeiro e Miguel Arraes. Discordar das ideias políticas de alguém não pode ser motivo para perseguir”.
De acordo com reportagem do jornal Folha de São Paulo, Bolsonaro revogou, ao menos, 25 decretos de luto oficial editados pelos presidentes Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Lula. A ação está sendo apelidada de “revogaço”. Segundo o governo, a resolução teria por objetivo “desburocratizar ordenamento jurídico”.
O decreto de Bolsonaro, contudo, poupa figuras admiradas pelo chefe da nação, como o ex-presidente João Figueiredo e Ernesto Geisel. No entanto, também mantém homenagens a Leonel Brizola e o ex-presidente argentino Nestor Kirchner.