Dani Portela defende igualdade racial e promete inclusão da população negra no Recife
Foto: Fran Silva/Equipe Dani Portela
A candidata à Prefeitura do Recife pelo PSOL, Dani Portela, reafirmou seu compromisso com a igualdade racial ao participar do Lançamento do Manifesto do Quilombo nos Parlamentos em Pernambuco. No evento, realizado no Pátio de São Pedro, Dani destacou a necessidade de promover políticas públicas que incluam a população negra no orçamento da cidade e abordou a urgência de combater desigualdades.
“Recife é a segunda capital mais desigual do país e essa desigualdade é de classe social, gênero e raça. Precisamos gerar emprego e renda, além de promover a saúde integral para a população negra”, ressaltou a candidata.
Caso eleita, Dani mencionou que deverá implementar cotas raciais nos concursos públicos e fortalecer programas como o Grupo de Trabalho em Educação das Relações Étnico-Raciais (GTERER). Ela também pretende recriar o Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) para garantir a execução de ações antirracistas em todas as áreas da gestão municipal. “Vamos atualizar e aplicar o Plano Municipal de Igualdade Racial, transformando-o em lei”, afirmou.
Dani defende que o combate ao racismo institucional deve ser uma prioridade no seu governo, comprometendo-se a mapear as manifestações culturais negras em Recife e ampliar o apoio a esses grupos. “Mapearemos as diversas manifestações de Cultura Negra e Afrobrasileira do município para definir medidas de valorização e apoio”, pontuou.
O Manifesto do Quilombo nos Parlamentos, lançado em 2022, tem como objetivo aumentar a representatividade de negros e negras nos poderes legislativo e executivo, a partir de uma agenda voltada para a vida das pessoas negras nas cidades e no campo.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 06/10/2024
João Campos é reeleito prefeito do Recife com mais de 77% de votos
Candidato teve 542 mil votos a mais que o segundo colocado, Gilson Machado,...