Coronel Meira critica PEC da Segurança Pública proposta pelo Ministério da Justiça
Foto: Divulgação
O deputado Coronel Meira (PL) criticou, na Comissão de Segurança Pública, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) encaminhada pelo Governo Federal que tem o objetivo de integrar os sistemas de segurança e equiparar as polícias nacionais e estaduais. A PEC foi detalhada em reunião entre o Executivo nacional e os governadores no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (31).
Segundo Meira, o Governo não ouviu os parlamentares ligados à segurança ou ainda a Comissão de Segurança Pública, e a PEC foi preparada “de forma sorrateira”.
“Se o Governo Federal quer mudanças, primeiramente tem que passar pelas Comissões de Segurança do Congresso, afinal nós entendemos do assunto, nós que arriscamos nossas vidas nas ruas para defender a população. Não podemos aceitar isso”, afirmou o deputado.
A proposta é fruto de articulação do Ministério da Justiça, e atribui mais poder e autonomia às Polícias Federal e Rodoviária Federal. Para o Coronel Meira, a solução está em dar melhores condições para que as polícias funcionem, e não em centralizar poderes e limitar ações.
“O projeto tem como objetivo, criar uma espécie de ‘Guarda Bolivariana’, concentrando o poder na União, reduzindo a autonomia das polícias estaduais e municipais. Não bastasse isso, o projeto foi analisado apenas por empresas de consultoria que gastaram milhões, de forma não transparente. É extremamente perigoso esse movimento, e afeta diretamente a sociedade como um todo”, finalizou.