Consultas e palestras em prol do Outubro Rosa
Iniciativa visa beneficiar mulheres do Pina e de Brasília Teimosa. A ação é coordenada pelo IJCPM em parceria com Centro de Diagnóstico Lucilo Ávila
Como marco das atividades em prol do Outubro Rosa, mulheres das comunidades do Pina e de Brasília Teimosa terão acesso, nesta quinta-feira, 27, a orientações médicas, exames clínicos e, havendo a necessidade, direcionamento para acompanhamento mais detalhado. O IJCPM, em parceria com o Centro Diagnóstico Lucilo Ávila e RioMar, promove a ação ao longo do dia. Com o tema, “Amor próprio é a melhor prevenção” deve impactar mais de 200 mulheres com as diversas atividades.
No início da manhã, às 9h, a médica ginecologista Ladjane Delgado estará no IJCPM para uma roda de conversa com mulheres das duas comunidades sobre a saúde feminina. Em seguida, às 10h, a médica radiologista Mirela Ávila e a mastologista Márcia Pedrosa farão exames em mulheres previamente cadastradas e conversarão sobre a importância dos exames preventivos. Pelo segundo ano, o Centro de Diagnóstico Lucilo Ávila é parceiro da ação do IJCPM. Mirela Ávila destaca o cuidado e importância da iniciativa. “Faremos um exame físico para detectar aquelas que precisem de exames de imagem com maior brevidade - seja pela idade ou porque nós percebemos alguma alteração importante. Reafirmar tal parceria com o IJCPM, por mais um ano, é realmente possibilitar que o Outubro Rosa permaneça fazendo sentido o ano inteiro”, comenta.
A diretora de Desenvolvimento Social e Relações Institucionais do Grupo JCPM, Lucia Pontes, destaca a dificuldade de acesso que muitas mulheres têm no atendimento. “Ficamos muito sensibilizados no ano passado quando, ao oferecermos pela primeira vez exames clínicos, muitas mulheres relataram que nunca haviam sido examinadas por um médico na investigação de nódulos ou alguma anomalia. Entendemos que palestras e conversas são de extrema relevância, mas oferecer exames é algo que pode mudar a vida de uma pessoa”.
CAMINHADA
Na manhã desta quarta-feira, cerca de 120 mulheres saíram em caminhada pelas ruas do Pina em direção à sede do IJCPM, no RioMar, para sensibilizar outras mulheres sobre o tema. Uma das participantes foi Maria José da Costa Silva. Com duas pessoas próximas portadoras da doença, ela destacou a relevância dos exames. “Estou aqui firme e forte para essa ação. Já perdi uma amiga para a doença e ela me deixou esse legado de consciência sobre o autocuidado”. Jovens que hoje fazem parte das ações do Instituto também participaram da iniciativa, distribuindo material de alerta para a população. “É importante mostrar que o quanto mais cedo a doença for descoberta, melhor”, comenta a Alanny Clara Tenório, 16 anos. Depois da caminhada, todas participaram de aulas de dança como momento de descontração. Outra participação importante foi do grupo de 16 mulheres que estão ou passaram recentemente por tratamento de câncer. Com idades que vão de 29 a 77 anos, são exemplos de pessoas com histórias de luta contra a doença e vão participar, hoje à tarde (26), de uma sessão de cuidados e produção, com maquiagem, cabelo, em parceria com salões das comunidades, para, na sequência, participarem de uma sessão de fotografia.