Congresso Eucarístico é encerrado no Marco Zero com presença de bispos, padres e fiéis
Reunindo 185 bispos e 1.300 padres de todo o Brasil foi encerrado com uma missa esta terça-feira, no Marco Zero, o 18.o Congresso Eucarístico Nacional que reuniu durante cinco dias cerca de 13 mil católicos de todos os estados. Com o tema “Pão em todas as mesas”, o encontro teve o propósito de discutir a participação dos católicos no esforço coletivo para combater a fome no Brasil.
Antes da missa de encerramento no final do dia deste 15 de novembro, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, inaugurou a “Casa do Pão Irmã Dulce dos Pobres”, no centro do Recife, dedicada ao fornecimento de alimentação à população de rua e à qualificação profissional dessas pessoas. Representando o papa Francisco, o cardeal português Dom Antonio Marto celebrou a missa de encerramento. Após a celebração foi realizada uma procissão do local até a Basílica do Carmo.
A Casa do Pão, um marco do Congresso, passará a funcionar regularmente a partir da próxima semana. Nas diversas falas que fez durante o Congresso, Dom Fernando, que está encerrando seu pontificado pois completou 75 anos e, como de praxe, solicitou afastamento, agradeceu a todos que colaboraram para que tudo acontecesse sem problemas. Ressaltou, em especial, o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife.
Se havia dúvidas sobre o sucesso do evento, todas elas se dissiparam no encerramento. Sem que fosse dia de carnaval, o bairro do Recife nunca recebeu tanta gente, muito menos em uma festa religiosa. O evento foi transmitido para todo o país pelas emissoras católicas entre elas a Canção Nova, e Tv Aparecida. Padres cantores entre eles Reginaldo Manzotti, Fábio de Melo, Padre João Carlos e Padre Damião evangelizaram através da música com shows abertos ao público. O último Congresso Eucarístico realizado no Recife aconteceu em 1939, há 83 anos.
Com informações de: Blog Dellas