Coluna da sexta | Requalificação de espaços históricos
Por Guilherme Camilo, colunista interino
A Prefeitura do Recife, junto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), assinou termos de compromisso para a requalificação de espaços históricos da cidade. Ao todo, está previsto um investimento de R$15,2 milhões para a recuperação dos patrimônios municipais. A assinatura ocorreu no Teatro Santa Isabel e marcou o início da recuperação do entorno do conjunto histórico do Carmo, da Igreja de São José Ribamar e seu entorno, além do próprio teatro.
Mas, antes da cerimônia, o prefeito João Campos e o presidente do Iphan nacional, Leandro Grass, visitaram as obras de requalificação do Mercado de São José, que está sendo contemplado com investimentos de uma parceria entre a gestão municipal e o Governo Federal.
A presença de Leandro Grass em Pernambuco e, consequentemente, o anúncio de investimentos para a recuperação de patrimônios históricos do Recife trazem à tona um assunto bem recente para a cidade: o REC Cultural.
O projeto, que está envolvido em polêmicas, prevê a ocupação dos dois imóveis mais bem localizados da Avenida Rio Branco para a implementação de um centro de arte, cultura, educação e lazer. Mas o debate gira em torno da ocupação na cobertura desses imóveis. Apesar de estar momentaneamente suspenso, no aguardo de uma resposta de Grass, a proposta é que um restaurante em formato de Zeppelin (dirigível utilizado no século XX) fosse construído em cima dos dois prédios, o que, segundo especialistas, irá descaracterizar o conjunto tombado.
GIRO NO SERTÃO: Nesta sexta-feira (17), a governadora Raquel Lyra (PSDB) estará presente no Sertão pernambucano para realizar uma série de atividades importantes na região. Entre os compromissos, está a participação da gestora na 20ª Caprishow, evento agropecuário que conta com o apoio do Estado, no município de Dormentes, no Sertão do São Francisco. Em seguida, Raquel assina a ordem de serviço para a requalificação da PE-560, em Bodocó e, por fim, em Afogados da Ingazeira, no Pajeú, realizará a entrega de 11 leitos de UTI geral no Hospital Emília Câmara.
NOVAS CRECHES: Como parte do Programa Juntos pela Educação, a governadora Raquel Lyra (PSDB) anunciou, nessa quinta-feira (16), a construção de 51 novas creches que contemplarão 42 municípios pernambucanos. O edital de licitação para a criação dos novos Centros de Educação Infantil (CEI) foi assinado pela gestora durante evento no Palácio do Campo das Princesas. Ao todo, serão investidos R$275 milhões para a construção dos espaços.
FRASE DO DIA: "É uma candidatura tão legítima quanto a minha. Não me cabe decidir, cabe à federação, e eu apoiarei a decisão", afirmou Túlio Gadêlha sobre disputa pela pré-candidatura à Prefeitura do Recife.
RÁPIDAS
NA DISPUTA: O deputado estadual Aglailson Victor (PSB) será pré-candidato a prefeito do município de Vitória de Santo Antão. O anúncio foi feito pelo próprio parlamentar em uma live nas redes sociais.
OFICIALIZAÇÃO: O Partido Novo de Pernambuco vai realizar o lançamento oficial de Tecio Teles como pré-candidato à Prefeitura do Recife. O evento, que contará com a presença das principais lideranças políticas, ocorrerá, no próximo sábado (25), durante o Encontro Estadual da legenda, no Auditório do Empresarial MV, na Imbiribeira, zona sul do Recife.
SUSPENSO: O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu suspender, nessa quinta-feira (16), a primeira sessão do julgamento que solicita a cassação do mandato e a inelegibilidade do senador Sérgio Moro (UB-PR). Por decisão do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, a sessão foi suspensa em razão do horário e deve ser finalizada na próxima quarta-feira, dia 21 de maio.
PINGA FOGO: O presidente do IPHAN Nacional vai permanecer em silêncio sobre restaurante Zeppelin?