Coluna da quarta | A Ilha de Itamaracá pede socorro
Um das belezas naturais de Pernambuco e de “encantos mil”, como cantou o saudoso Reginaldo Rossi. A Ilha de Itamaracá, localizada no Litoral Norte do Estado, vem perdendo seu brilho e seu protagonismo turístico com o passar dos anos.
Berço da história, sendo sede da Capitania homônima, de 1516, tendo um das mais antigas vilas do País. A história, a beleza, a mata preservada e o belo mar são por vezes negligenciados pelos governantes. O que era para ser um boom, a exemplo de Porto de Galinhas, o que se vê é uma gestão que não consegue nem coletar o lixo, sem falar no problema da água. Um Governo que não se prepara para o veraneio onde a população local é quase que triplicada.
A terra de Lia poderia cantar uma ciranda mais alegre, viva e com a economia em outro patamar. A presença do cárcere ainda mete medo em muitos turistas. Eduardo Campos até sonhou um porto antes da chegada da Fiat em Goiana, mas que não saiu do papel.
Por fim, o Litoral Norte como um todo só terá uma saída se os prefeitos litorâneos se juntem e transformem a Ilha das “desilusões” de hoje em uma “Ilha Encantada” com todas as belezas que o rei do Brega via e fazia questão de divulgar com sua música.
VISITA AOS ESTADOS - Após visitar o governador de Alagoas, Renan Filho, o prefeito de Petrolina e pré-candidato a governador Miguel Coelho (DEM), visitará outros estados como cronograma para conhecer experiências de Governo. Já está programado uma ida à Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Essa pauta externa vai reforçar o discurso de comparados que ele deverá adotar na campanha.
DANDO SINAIS - O deputado federal Danilo Cabral (PSB) intensifica sua agenda junto ao Governo. Recentemente ele foi visto em uma visita com o prefeito João Campos. Só ontem esteve com os secretários Sileno Guedes e Tomé Franca. Isso pode ser um sinal!
LEVANTA PERNAMBUCO - Os prefeitos Anderson Ferreira (PL) e Raquel Lyra (PSDB) realizam o primeiro evento juntos na próxima sexta-feira, dia 21. Está sendo montado um evento em Garanhuns, no Agreste Meridional.
REPERCUSSÃO - A coluna de ontem, onde trouxe a possibilidade do deputado Wolney Queiroz (PDT) integrar a chapa de Miguel Coelho teve uma grande repercussão no meio político. Essa articulação estava na surdina e está coluna conseguiu apurar e trazer com exclusividade a informação.
HOMENAGEM- O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, visitou ontem o Instituto Altino Ventura. Ele foi homenageado com o Prêmio Visão Social 2021. A solenidade contou também com as presenças dos secretários de Saúde de Pernambuco, André Longo, e do Recife, Luciana Albuquerque.
NO PÁREO - O nome do deputado federal Eduardo Fonte (PP) ainda está no páreo para a composição da chapa. Seu histórico de lealdade ao PSB garante seu nome na discussão da montagem da chapa.
CBN - Logo mais, às 6h40, você acompanha o nosso comentário politico no CBN Recife sob o comando do jornalista Aldo Vilela que retorna o comando do programa após merecidas férias.
PINGA-FOGO: Luciana Santos será mantida na vice da Frente Popular?