Casinhas recebe prêmio de destaque no Idepe 2023 pelo desempenho educacional
Foto: Divulgação
O município de Casinhas, no Agreste de Pernambuco, recebeu a melhor nota no Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEPE) entre os municípios de pequeno porte do estado. A premiação, que levou em conta os dados de 2023, destacou o desempenho das turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, que obteve uma média de 7,70.
A cerimônia de premiação ocorreu nesta quinta-feira (21), no Museu Cais do Sertão, na capital pernambucana, com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB) e do secretário estadual de Educação Alexandre Schneider. Foram entregues placas de menção honrosa às escolas, municípios e Gerências Regionais de Educação (GREs) reconhecidas por bem desenvolver a educação em Pernambuco.
"Não estamos aqui em uma premiação para tirarmos fotos e irmos embora. Nós temos uma política pública estruturada de colaboração com os municípios e com o próprio Estado. A celebração do Idepe é uma delas, pois garante que não tenhamos um ano sequer sem avaliação da qualidade da aprendizagem dos nossos alunos e também do ensino de nossos professores", afirmou a governadora.
A avaliação é um indicador que mensura a qualidade da educação pública no Estado em três dimensões: desempenho em língua portuguesa, desempenho em matemática e fluxo escolar; levantados a partir de informações do Censo Escolar.
O Idepe abrange toda a rede pública de ensino do estado de Pernambuco, nas etapas do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, em 36 categorias. Na edição de 2023, foram avaliados 339.074 estudantes em 3.280 escolas. Destas, 2.413 das redes municipais e 867 da rede estadual.
A prefeita reeleita de Casinhas, Juliana de Chaparral (UB), recebeu o prêmio ao lado do esposo, o deputado estadual e prefeito eleito de Surubim, Cléber Chaparral (UB), do vice-prefeito eleito de Casinhas, Lúcio Silva, e de representantes da Secretaria Municipal de Educação.