Caruaru recebe selo do Ministério da Saúde por zerar transmissão vertical por HIV
Foto: Divulgação
A Secretaria de Saúde de Caruaru (SMS) recebeu, em Brasília, na última sexta-feira (2), duas certificações do Ministério da Saúde (MS): o Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical do HIV, e o Selo Bronze de Boas Práticas Rumo à Eliminação Vertical da Hepatite B.
Em Pernambuco, Caruaru foi o único a conseguir dois selos, sendo o único a também receber a certificação para Hepatite. A transmissão vertical é a transmissão de doenças da mãe para o filho durante a gravidez, parto ou amamentação.
A análise do ministério para o município foi feita com base nos objetivos e aspectos avaliados conforme preconiza o Guia para Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis e Hepatite B, do MS. A equipe nacional de validação sugeriu a aprovação de Caruaru por ter atendido os critérios mínimos para concessão dos selos, baseados em indicadores como o impacto na população, dos serviços de prevenção prestados pelo município, e a taxa de incidência de crianças infectadas pelo HIV/Aids por transmissão vertical (no ventre da mãe), já que essa taxa foi zerada em Caruaru, no ano de 2022.
De acordo com o coordenador de Doenças Tropicais e Negligenciadas da SMS de Caruaru, Italo Ramon da Silva, a articulação bem estabelecida entre os serviços de saúde do município foi importante para a conquista dos dois selos. Assim, cada paciente pôde ser acompanhado.
“Isso resultou em uma rede forte e estruturada, que minimizou as subnotificações e o abandono do tratamento pelos pacientes”, enfatizou.
O Brasil já cumpre 2 das 3 metas globais da ONU no combate à Aids, que é a síndrome ocasionada pela infecção. Até 2025, o país buscará reconhecimento da Opas/OMS como livre da transmissão vertical de HIV no ano que vem, com base nos resultados deste ano.
No evento, o Ministério da Saúde entregou 6 certificações a municípios e estados e com isso, o país soma 258 certificações municipais e 10 estaduais.