Campanha Sistema Solidário completa um mês de suporte as famílias vítimas das chuvas
A Campanha Sistema Solidário, do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, criada visando atender às famílias vitimadas pelas fortes chuvas que castigam o Estado desde o fim de maio, somou, em seu primeiro mês de funcionamento, a quantia de 50,5 mil marmitas produzidas e doadas para moradores dos municípios de Recife, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes. Também foram arrecadados 50,4 mil itens como roupas, sapatos, cobertores, toalhas, além da montagem e distribuição de 3.773 mil cestas básicas produzidas com doações do Mesa Brasil, Sesc Distrito Federal, Sesc Rio Grande do Norte, Sincopeças-PE e da Mondelēz Brasil. Também foram promovidas ações de recreação com crianças que estavam em abrigos com as suas famílias nas unidades do Sesc Casa Amarela e Goiana.
Desde as primeiras horas do dia 28 de maio (sábado), o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE se organizou com o objetivo de montar uma força-tarefa para atender os desabrigados e atingidos pelas enxurradas com a produção - pelos restaurantes do Sesc Santa Rita, RioMar e Piedade - e distribuição de refeições já a partir do domingo (29). Vinte e seis unidades do Sesc e Senac, em 20 municípios pernambucanos, foram disponibilizadas para ser pontos de coleta de alimentos não perecíveis, tais como, água potável, produtos de limpeza, além de artigos de higiene pessoal, roupas e sapatos. Também foram feitas articulações com instituições como a Marinha, o Serviço Social do Transporte, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Associação Comercial de Pernambuco (ACP) e a Fecomércio do Rio Grande do Norte para ajudar na logística montada pela força tarefa e a arrecadação de mantimentos. Dezenas de voluntários se apresentaram para doar tempo e trabalho em prol das vítimas.
“É imensurável o impacto que as perdas sofridas pelos atingidos somam, porém, acreditamos que a força-tarefa organizada pelo Sistema e pelos nossos excelentes voluntários, ajudou a amenizar um pouco todo esse sofrimento enfrentado e, de alguma forma, fez a diferença nas vidas dessas famílias”, pondera o presidente do Sistema Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto.