Campanha da Fraternidade traz reflexão sobre meio ambiente e justiça social
Edição de 2025 aborda como tema "Fraternidade e Ecologia Integral"

Foto: Divulgação/CNBB
Os fieis católicos de todo Brasil celebram nesta Quarta-feira de Cinzas (5), junto ao início da Quaresma, o lançamento da Campanha da Fraternidade 2025, com o tema "Fraternidade e Ecologia Integral", refletindo sobre o lema "Deus viu que tudo era muito bom". A Campanha é promovida anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Na Arquidiocese de Olinda e Recife, a abertura oficial aconteceu na Ilha de Deus, na Imbiribeira, Zona Sul da capital pernambucana. A ideia de ecologia integral é inspirada no Cântico das Criaturas, composto por São Francisco de Assis. 800 anos depois, o Papa Francisco cunhou o termo nos documentos oficiais da igreja católica.
De acordo com o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, o objetivo da Campanha da Fraternidade 2025 é ampliar a compreensão sobre o papel do ser humano na natureza - em tempos de consumo desenfreado e agressão ao meio ambiente.
"Quando acontecem desequilíbrios ecológicos, imediatamente impacta a dimensão social. Basta ver o que aconteceu no Brasil recentemente, com enchentes no Rio Grande do Sul, secas na Amazônia e incêndios no Pantanal. Quem mais sofre? Os pobres. Então a relação entre fé, dimensão ecológica e dimensão social é muito profunda", reforçou.
A Campanha da Fraternidade 2025 é um convite para que todos, independente da religião, reflitam sobre os dilemas que afetam o Brasil, buscando promover uma sociedade mais justa e ecológica.