Câmara de Ipojuca realiza audiência sobre emissão de gases pela Refinaria Abreu e Lima
Foto: Divulgação
A Câmara dos Vereadores de Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, realizou uma audiência pública sobre a emissão de gases emitidos pela Refinaria Abreu e Lima, nesta terça-feira (19). O objetivo da audiência foi debater as demandas da população sobre a toxicidade do ar em torno da Refinaria. Centenas de famílias residem na região, e de acordo com os moradores, os gases têm causado problemas à saúde como náuseas, dor de cabeça e problemas respiratórios.
A Petrobrás não enviou representantes à audiência alegando que a judicialização das queixas pela população limita a possibilidade de tratá-las fora dos tribunais. Em ofício, a Petrobrás também afirma que inexiste qualquer comprovação de danos à saúde de qualquer pessoa.
Representantes da CPRH, da Secretaria de Meio Ambiente do município, de Suape, do Movimento S.O.S Contra a Poluição da Refinaria e da própria sociedade civil apresentaram suas demandas. O vereador Flávio do Cartório, membro da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, solicitou formalmente que todos os dados, como tipos de gases, índices de toxidade, índice de emissão, etc, sejam enviados para a Câmara dos Vereadores em caráter de urgência.