Aprovada Lei que concede título de Patrimônio Cultural Imaterial do Recife a Festa da Vitória Régia
Projeto de Lei agora segue para sanção do prefeito João Campos (PSB)
Foto: Divulgação
Tradicional há 45 anos, a Festa da Vitória Régia, que acontece na Praça de Casa Forte, será reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife, a iniciativa foi do vereador Eriberto Rafael (PP).
A Câmara Municipal do Recife aprovou, em segunda discussão pela Câmara Municipal do Recife nesta segunda (30), o Projeto de Lei Ordinária 210/2023, que concede o título ao evento. Agora, segue para sanção do prefeito João Campos (PSB).
"A aprovação deste projeto é um reconhecimento público e merecido à importância da Festa da Vitória Régia para a nossa cidade, num evento tradicional que une a comunidade, promove a cultura local e ajuda a quem mais precisa", afirma o autor do projeto, vereador Eriberto Rafael. “Transformando em patrimônio cultural imaterial, a gente garante, também, que essa tradição seja preservada para as próximas gerações”, completa.
Festa
A Festa da Vitória Régia foi criada em 1978 pelo padre Edwaldo com o objetivo de arrecadar fundos para os projetos sociais financiados pela paróquia. O principal deles é a Casa da Criança Marcelo Asfora, que oferece, de forma gratuita, alimentação, reforço escolar, esportes e atividades recreativas para 120 crianças por ano.
A festa reúne uma multidão para celebrar a cultura, a solidariedade e a alegria de viver com shows, gastronomia, atividades infantis e economia criativa. A edição deste ano da Festa da Vitória Régia acontece nos dias 10, 11 e 12 de novembro. Ao longo dos anos, o evento se tornou uma das principais atrações culturais do Recife.