Águas de Pernambuco: Poços para reforço do abastecimento de Paulista entram em operação
Foto: Aluísio Moreira/Compesa
O Governo de Pernambuco divulgou, nesta terça-feira (5), que a perfuração de 14 poços na Região Metropolitana do Recife, como parte do programa Águas de Pernambuco, está avançando. A medida deve beneficiar cerca de 240 mil pessoas com mais água nas cidades de Paulista, Olinda e Recife. As entregas começaram com a operação de três equipamentos previstos inicialmente para a cidade de Paulista.
“Uma pessoa que tem água na torneira tem dignidade, saúde, mais qualidade de vida e esperança. Por isso que nós, do Governo de Pernambuco, estamos trabalhando tanto para levar esse bem tão preciso a cada vez mais pernambucanos e pernambucanas. E não é apenas o Sertão ou o Agreste sofrem com a escassez hídrica, mas também a Região Metropolitana do Recife, que hoje está sendo contemplada com diversas ações do maior programa de investimentos nesse setor da história do Estado, o Águas de Pernambuco”, afirmou a governadora Raquel Lyra (PSDB).
Para ampliar o abastecimento no bairro de Pau Amarelo, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) instalou dois poços nas ruas Marrocos e São José do Egito, que vão contribuir com mais de 50 litros por segundo de água para melhoria da distribuição. A perspectiva agora é que seja definido um novo calendário para a área, que atualmente é atendida em regime médio de um dia com água e sete sem.
O terceiro poço do lote inicial de entregas no município foi instalado para a melhoria do abastecimento do bairro de Nossa Senhora da Conceição. O equipamento está localizado na rua Guarinésia. O reforço de 25 litros de água por segundo trará mais segurança para a operação do sistema de abastecimento deste bairro.
Ainda em Paulista, estão em fase de testes mais dois poços que atenderão a população dos bairros de Maranguape I, Maranguape II e Jardim Maranguape, beneficiando o abastecimento de mais de 50 mil habitantes dessa região. A expectativa da Companhia é concluir até o final deste ano mais um poço no bairro de Maria Farinha, que contribuirá com a melhoria do abastecimento para mais de 6 mil pessoas.
O presidente da Compesa, Alex Campos, afirma que o incremento esperado é de 402 litros de água por segundo para as três cidades.
"Nossas equipes técnicas estão empenhadas em concluir os testes em Paulista e prosseguir com o início das operações. Os poços são equipamentos muito importantes e esperados para reforço da distribuição de água na região metropolitana, uma meta do Governo do Estado que a Compesa está comprometida em alcançar, especialmente nesse novo período de desenvolvimento com o Águas de Pernambuco”, destacou.
Recife
Na Zona Norte do Recife, entrará em operação até o final deste ano um sistema de captação de água de três poços localizados no bairro da Linha do Tiro, que inclui a implantação de uma estação elevatória que reunirá as águas captadas pelos poços e bombeará para o Reservatório do Alto José Bonifácio, melhorando o abastecimento de mais de 15 mil habitantes daquela região. No primeiro semestre do próximo ano, a Compesa pretende ainda perfurar e pôr em operação mais um poço localizado no bairro Bomba do Hemetério, que reforçará o abastecimento da localidade.
Pelo projeto, ainda no Recife, estão na reta final as obras do Sistema Abastecimento de Água da localidade do Córrego da Fortuna, no bairro de Dois Irmãos, que funcionará a partir da exploração de um poço profundo perfurado pela empresa na área. Até o final deste ano, serão iniciados os testes desse novo sistema, que beneficiará mais de 5 mil pessoas.
Olinda
Em Olinda, a Compesa entregará até o final deste ano mais dois poços para atendimento dos bairros de Jardim Brasil I e II, parte do bairro de Peixinhos e Vila Popular. Além disso, neste mesmo prazo, será entregue mais um poço para reforçar o abastecimento de parte do bairro de Ouro Preto. Esses três poços terão a capacidade de ofertar melhorias no abastecimento dessas áreas para mais de 110 mil habitantes.
Águas de Pernambuco
O programa Águas de Pernambuco é uma iniciativa lançada pela gestão Raquel Lyra no último mês de outubro que pretende investir R$ 6,1 bilhões em água e esgoto nos próximos anos. A iniciativa foi estruturada em quatro eixos com um grande portfólio de obras: Segurança Hídrica; Abastecimento de Água; Coleta e Tratamento de Esgoto e Saneamento Rural.