Academia Pernambucana de Letras elege Marcus André Barreto como novo membro
Foto: Divulgação
O professor Marcus André Barreto Campelo de Melo foi eleito novo membro da Academia Pernambucana de Letras (APL), e vai ocupar a cadeira 26, que era da acadêmica Nelly Carvalho, falecida aos 88 por broncopneumonia no dia 8 de junho.
Marcus André obteve 29 votos, e disputou a vaga com o também escritor José Antônio Spencer Hartmann Júnior. A eleição para a escolha do novo membro foi coordenada pelo presidente da APL, professor Lourival Holanda, seguindo os protocolos do regimento interno da instituição.
Marcus André Barreto Campelo de Melo é atualmente Professor Titular de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco e também membro da Academia de Ciências de Pernambuco. É Fellow da John Simon Guggenheim Foundation, tendo recebido o Guggenheim Award em 2011, na área de Ciência Política. Exerce intensa atuação na imprensa através de textos e colunas. É colunista semanal da Folha de São Paulo desde 2017, tendo publicado mais de 500 colunas em vários veículos como Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, e Valor Econômico. PhD pela Sussex University realizou o pós doutorado no Massachusets Institute of Technology.
Foi professor visitante na Universidade de Yale e MIT, e é autor de 3 livros em inglês (ainda inéditos em português) publicados por editora renomadas: Princeton UniversityPress, Columbia University Press e Routledge- Palgrave. É autor de 4 outros livros em português. Recentemente publicou em co-autoria Por que a democracia brasileira não morreu, Cia das Letras, 2024, lançado recentemente na Academia Pernambucana de Letras, na Academia Brasileira de Letras, no Supremo Tribunal Federal, e na Câmara dos Deputados. No momento, Marcus André Barreto prepara uma compilação de suas colunas em vários volumes.