Ziraldo é homenageado no Festival de Ópera de Pernambuco
Composta pelo maestro Wendell Kettle, a ópera terá apenas crianças cantando e atuando
Foto: João Fernando Bonfim/Divulgação
Uma das obras mais emblemáticas da literatura infanto juvenil brasileira, “O Menino Maluquinho” inspirou gerações de artistas de diversas linguagens artísticas que ultrapassam a escrita. O icônico personagem de Ziraldo, querido autor falecido em abril deste ano, acaba de ganhar mais uma interpretação pelo maestro radicado em Pernambuco Wendell Kettle. Compositor, arranjador e regente, ele vai apresentar sua obra inédita no V Festival de Ópera de Pernambuco (FOPE), nos próximos dias 23, 24 e 25 de agosto, no Teatro de Santa Isabel.
Essa é a terceira ópera baseada na obra-prima do escritor, pintor e cartunista mineiro, e a primeira composta por Wendell, que vinha trabalhando na peça muito antes da partida de Ziraldo. Projeto tocado com o apoio do Funcultura, “O Menino Maluquinho” em forma de ópera sob o olhar e o cuidado do maestro tinha sido compartilhado com o próprio Ziraldo, que deu sua benção e permissão para que a ideia fosse adiante.
"Eu tive a ideia de escrever essa ópera já há muito tempo. Eu queria muito poder fazer uma ópera cantada por crianças e o incentivo foi quando participei do projeto Música na Escola, durante minha graduação no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), sob a orientação da professora Marisa Fonterrada. Depois aprimorei minhas ideias sobre óperas infanto-juvenis enquanto estive no doutorado, na Rússia. Eles têm esse tipo de atividade lá, que é uma coisa fabulosa, fantástica, sobre histórias e folclores locais", rememora Wendell.
O grande diferencial da versão do maestro Kettle de “O Menino Maluquinho” em relação às outras duas óperas já realizadas é que, em sua versão, apenas crianças cantam e atuam. O compositor reverencia Ernani Aguiar e Calimério Soares, que fomentaram a ópera brasileira com temática infanto-juvenil com suas versões deste título de Ziraldo e lembra da importância de ampliar a história a partir de novas óticas.
Sua interpretação do livro o levou a criar uma história onde o Menino Maluquinho sai em busca de novas descobertas de emoções ligadas ao processo de crescimento. “Estou muito satisfeito com o processo, as crianças estão muito empenhadas, o resultado tem sido excelente! Tenho certeza que vai ser um espetáculo que vai sensibilizar e emocionar a todos que puderem vir aí nos assistir”, pontua.
“Sobre a história, a mensagem que a gente quer passar é de uma vida nessa faixa etária muito vívida, muito intensa, com as diversas emoções interferindo,
influenciando na vida não só do Menino Maluquinho, mas das outras crianças que compõem a sua turma de amigos, tanto na escola, quando nos momentos na rua de brincadeira”, destaca o maestro.
Amizade, família, convivência, amor e confraternização são palavras-chaves que guiam a ópera e também a preparação do elenco. “Os desafios são muito interessantes, porque as crianças precisam ser preparadas, tanto na parte do canto, quanto na parte da atuação cênica e na dança, nas coreografias. As crianças têm respondido de forma espetacular. Elas pegam tudo muito rápido, elas decoram tudo muito rápido, e elas estão ali no processo também de formação, de aperfeiçoamento dessas artes que já compõem a vida delas, a música, a dança e a atuação cênica”, ressalta o compositor.
“O Menino Maluquinho” será a primeira das três óperas a serem apresentadas nesta quinta edição do Festival de Ópera de Pernambuco. Além desta obra inédita o público vai poder apreciar "A Princesa do Catete" nos dias 29/08, 30/08 e 31/08 e 01/09, e "O Elixir do Amor", nos dias 05/09, 06/09 e 07/09 e 08/09.
Serviço
V Festival de Ópera de Pernambuco
De 23 de agosto a 08 de setembro - Teatro de Santa Isabel Ingressos a partir de R$ 30 na bilheteria do Teatro de Santa Isabel Informações @festivaloperape
Realização: Academia de Ópera e Repertório e Sinfonieta UFPE Direção Artística: Wendell Kettle
Direção de Artes Visuais: Rose Mary Martins e Marcondes Lima
Ficha técnica “O Menino Maluquinho”
Composição: Wendell Kettle
Direção Artística, Musical e Cênica: Wendell Kettle
Regência: Wendell Kettle
Direção de Artes Visuais: Marcondes Lima
Assistente de Direção, produção e preparação de elenco: Isadora Alencar Produção executiva: Gárgula Produções
Coreografia: Rafaela Botelho
Assistente de figurino e Produção: Clara Carneiro
Produção e preparação cênica: Rose Mary Martins
Equipe de Maquiagem: Gisela Gati, Allana Ramos, Mariana Onduras, LIA, Rhayssa Mousinho, Allana Ramos, Radja Rossiter.
Arte: Eduardo Dealbar
Fotografia: João Fernando Bonfim
Iluminação: Gui Vicente e Isaque Eugênio.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Consciência Negra: heranças africanas no Brasil resistem em meio às violências
Passados 136 anos da abolição da escravatura, o povo negro luta diariamente...
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Orquestra Sinfônica do Recife realiza duas apresentações gratuitas no Teatro Santa Isabel
Concertos são na quarta (20) e quinta (21) às 20h
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
Pesquisadores lançam site com mapeamento de terreiros de Matriz Africana em Jaboatão
Plataforma será lançada no Dia da Consciência Negra
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
Cepe abre inscrições para prêmios literários nacionais
Podem concorrer obras nas categorias Romance, Conto, Poesia, infantil e...
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
Parque Santana recebe 1º Festival de Samba
Realizado pela Prefeitura, evento vai ocorrer no dia 23 de novembro, a partir...
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
Paço do Frevo tem programação para celebrar o Mês da Consciência Negra
Agenda terá cortejo do Afoxé Omô Nilê Ogunjá, apresentação do Afoxé...