Unidade da Compesa de Ipojuca é assaltada e depredada
Parte de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho estão sem água

Foto: Divulgação/Compesa
A Estação Elevatória de Bita, operada pela Compesa e localizada em Ipojuca, foi alvo de um assalto e de atos de vandalismo. Um grupo de homens armados e encapuzados invadiu a unidade, rendeu o vigilante e o operador que estavam de plantão — ambos passam bem. Durante a ação, na noite da última quarta-feira (16), os criminosos depredaram a estrutura física do local, destruíram equipamentos e furtaram toda a fiação elétrica e componentes da instalação.
Devido aos danos causados, a estação ficou completamente fora de operação, comprometendo o fornecimento de água para diversas localidades nos municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho. As barragens de Bita e Utinga compõem o Sistema Suape de abastecimento, mas, com o ataque, apenas a barragem de Utinga continua operando, o que reduz significativamente a capacidade de produção de água.
As regiões atualmente com o abastecimento suspenso incluem: Nossa Senhora do Ó, Gaibu, Praia de Suape, Vila Nazaré, a área plana de Ipojuca, Muro Alto, Porto de Galinhas e o distrito industrial de Suape.
A Estação Bita já havia passado por melhorias em segurança, com a instalação de câmeras de monitoramento, cercas tipo concertina e a presença de vigilância armada, por iniciativa da Coordenação de Patrimônio da Compesa. Ainda assim, os criminosos conseguiram invadir o local, dominar os funcionários e realizar o roubo. Como medida preventiva, a empresa informou que irá substituir toda a fiação de cobre — que possui alto valor de revenda — por fios de alumínio, que não têm apelo comercial.
Atualmente, equipes técnicas da Compesa estão avaliando os prejuízos para iniciar o processo de reposição dos materiais furtados. A companhia também registrou um Boletim de Ocorrência, a fim de que o crime seja devidamente investigado, já que impacta diretamente a população e danifica bens públicos.
A Compesa afirmou ainda que está mobilizando todos os esforços possíveis para restaurar o funcionamento da unidade de Bita no menor tempo viável.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/04/2025
TJPE determina liberação de policiais penais investigados por corrupção em Igarassu
Os policiais penais serão monitorados eletronicamente, estão proibidos de...
- Por REDAÇÃO
- 18/04/2025
PM que assassinou ex-mulher dentro de boate em Jaboatão é solto pela Justiça
Para a concessão da liberdade o policial deverá usar tornozeleira...
- Por REDAÇÃO
- 17/04/2025
Unidade da Compesa de Ipojuca é assaltada e depredada
Parte de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho estão sem água
- Por REDAÇÃO
- 17/04/2025
PMPE reforça segurança com 4,7 mil lançamentos extras na Semana Santa 2025
Operação conta com policiamento ostensivo, drones, GTA e apoio de...
- Por REDAÇÃO
- 17/04/2025
Compesa identifica 540 ligações clandestinas para furto de água no Sertão pernambucano
A fiscalização ocorreu na adutora que sai de Petrolina e abastece a cidade...