Unicap suspende aulas devido ao acirramento de ânimos de grupos estudantis para as Eleições
De um lado, está a mobilização "Alunos da Unicap com Bolsonaro", que implicou no pronunciamento da instituição, e do outro, o ato intitulado “Semana da Democracia — estudantes contra o fascismo”
A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) decidiu, às vésperas do Segundo Turno das Eleições 2022, que ocorre neste domingo (30), suspender aulas, atendimento administrativo e outras atividades acadêmicas nestas quinta (27), sexta (28) e sábado (29).
A decisão vem após o acirramento dos ânimos dos estudantes em relação à disputa presidencial, devido a dois eventos programados para acontecer hoje de forma simultânea nos arredores da universidade: um pró-Lula e outro pró-Bolsonaro.
De um lado, está a mobilização "Alunos da Unicap com Bolsonaro" — que implicou no pronunciamento da instituição, que pediu o descolamento da imagem da universidade com qualquer candidato — e do outro, o ato intitulado “Semana da Democracia — estudantes contra o fascismo”.
Segundo a instituição, a medida teve o objetivo de “proteger alunos(as), professores(as) e funcionários(as) de qualquer tipo de risco que porventura pudesse ocorrer a partir da realização de manifestações no entorno da Unicap”. A decisão dividiu opiniões nas redes sociais, sendo chamada de “sem sentido” por uns e de “responsável” por outros.
Apesar da medida da Universidade, manifestantes estão concentrados em ambos os atos, que seguem esvaziados e que ocorrem, até agora, sem registro de violência.
No ato pró-Bolsonaro, apesar da contrariedade de vinculação da imagem da universidade, estão presentes, o Deputado Estadual reeleito Coronel Alberto Feitosa (PL), a Vereadora do Recife Missionária Michele Collins (PP) e o ex-Ministro do Turismo e coordenador da campanha de Bolsonaro em Pernambuco, Gilson Machado Neto (PL).
Ainda em nota, a Unicap afirma que “espera que as eleições transcorram em clima de paz e respeito e que todos(as) possam exercer seu direito ao voto de forma livre, consciente e responsável”.
A Universidade Católica de Pernambuco é a 11ª colocada no Índice Geral de Cursos (IGC), o indicador de qualidade que avalia as mais de 23 mil instituições de educação superior de todo o Brasil.
Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
Advogados pernambucanos definem nova direção da OAB-PE nesta segunda-feira
As eleições começam seguem até às 17h, em modo online
- Por REDAÇÃO
- 07/11/2024
Justiça Eleitoral prioriza análise de contas dos eleitos e suplentes de 2024
O prazo para a análise das contas dos eleitos e seus suplentes segue até 6...
- Por REDAÇÃO
- 04/11/2024
Prestações de contas do 1º turno devem ser apresentadas até terça-feira
Candidatos e partidos devem submeter documentação
- Por REDAÇÃO
- 04/11/2024
Justiça Eleitoral de Toritama cassa mandatos de vereadores acusados de compra de votos
O juiz eleitoral considerou a evidência de abuso de poder econômico,...
- Por REDAÇÃO
- 28/10/2024
"Não dá para fazer gestão só para quem votou em mim”, afirma Mirella Almeida
Prefeita eleita em Olinda participou de debate no CBN Total
- Por REDAÇÃO
- 28/10/2024
Segundo turno em Pernambuco registra mais de 120 mil abstenções
Apesar disso, o Índice de comparecimento no estado ficou acima da média...