Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Eleições

TRE-PE inicia geração de mídias das urnas para o primeiro turno das eleições

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Após a gravação, as mídias são lacradas e reservadas até a preparação final das urnas, que ocorrerá entre 23 de setembro e 1º de outubro

21/09/2024
    Compartilhe:

Após a gravação, as mídias são lacradas e reservadas até a preparação final das urnas, que ocorrerá entre 23 de setembro e 1º de outubro

Foto: Divulgação/Ascom/TRE-PE

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) começou, neste sábado (21), o processo de geração de mídia das urnas eletrônicas para o primeiro turno das eleições municipais, marcado para o dia 6 de outubro. 

De acordo com o diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, "A Geração de mídia é nada mais ou menos que dois equipamentos que incentivam o pendrive a gerar carga e descarga e a geração de mídia, onde um tem o nome do candidato, os números partidos, coligações, fotografias e nele também o nome do eleitor, os dados pessoais do eleitor e o outro que é a geração de mídia vai estar apenas para receber os votos. Finalizado isso, são lacrados e só abertos no dia 6 de outubro."

Na mesma ocasião, também foram preparadas as mídias que irão armazenar os votos depositados nas urnas eletrônicas. O ato de início foi acompanhado pelo juiz eleitoral José André Pinto e pelo promotor Paulo César do Nascimento, da 7ª Zona Eleitoral do Recife, que foi a primeira na capital a realizar a geração de mídia, em uma cerimônia aberta ao público. Nesta Zona, estão sendo preparados os materiais de 310 seções eleitorais.

Até a próxima terça-feira (24), os demais 121 cartórios eleitorais do estado de Pernambuco realizarão o mesmo processo, que também inclui a geração de mídias para as urnas de contingência, utilizadas em caso de falha ou dano em alguma urna durante a eleição. Só na 7ª Zona, 13 urnas de reserva estão sendo preparadas para essa finalidade.

Após a gravação, as mídias são lacradas e reservadas até a preparação final das urnas, que ocorrerá entre 23 de setembro e 1º de outubro. Ao serem inseridas nas urnas eletrônicas, as mídias recebem um lacre oficial da Casa da Moeda, garantindo a segurança do sistema eleitoral.

Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook