Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Eleições

TRE-PE amplia cobertura para divulgação mais rápida dos votos nas eleições


Por: REDAÇÃO Portal

A informação foi divulgada à imprensa nesta sexta-feira (23)

23/08/2024
    Compartilhe:

A informação foi divulgada à imprensa nesta sexta-feira (23)

Foto: Reprodução/TSE

Pensando em acelerar e tornar o momento da apuração dos votos mais eficiente, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) passará a contar com quatro vezes mais pontos de transmissão de dados no estado para as Eleições 2024. Cada um dos 184 municípios, de maneira simultânea, poderá encaminhar as informações consolidadas pelos boletins de urna diretamente ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A informação foi divulgada à imprensa nesta sexta-feira (23), em coletiva no prédio do TRE. Em eleições passadas, após a captação do boletim de urna, era necessário que um responsável se dirigisse a um cartório para que os votos fossem encaminhados ao TSE. No entanto, Pernambuco conta com 122 cartórios em 96 cidades, e por isso era necessário percorrer quilômetros para a entrega dos dados em alguns municípios. 

Com o novo sistema adotado pelo TRE-PE, cada cartório terá à disposição quatro pontos de transmissão. Um ficará no edifício sede, enquanto os demais serão distribuídos para localidades escolhidas pelos técnicos da região, como distritos maiores ou municípios mais próximos. 

O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral em Pernambuco, Orson Lemos, detalhou como a medida vai beneficiar as eleições no estado.

“Um cartório como o de Garanhuns tem quatro cidades ao redor. Uma cidade tem 30 mídias de resultado (Seções), outra 45, outra 27. Todas elas iam para o cartório. Chegando lá, havia uma fila de espera, pois tem que se esperar Garanhuns terminar para começar Jupi, por exemplo. Agora não, cada cidade vai ter seu próprio ponto de transmissão secundária. Não será mais necessário meia hora pra chegar e mais uma hora pra esperar a transmissão”, disse Orson Lemos.

Segurança

Orson também destacou que o processo será completamente criptografado. Ou seja, sem a possibilidade de que os dados sofram qualquer tipo de interferência.

Com a consolidação dos boletins de urna, eles serão registrados em dois pen-drives, para que os computadores funcionem apenas como transmissores dos dados - os quais não ficarão registrados na memória do equipamento. 

A partir de então, a comunicação será feita diretamente com o Tribunal Superior Eleitoral (TRE), por meio de intranet. O TSE vai checar todos os votos antes da divulgação nas plataformas do Tribunal, que em 2024 tende a ser mais rápida com a adesão ao novo modelo.

“Quando chegar às 17h, dentro da sua cidade, a pessoa (responsável pela transmissão) já estará com todo o link feito, o caminho seguro com o TSE, e de uma forma isolada, apenas passando (os dados) para o TSE. Aquele computador nada mais é que uma máquina de transmissão; um hospedeiro em que não vai ficar gravado nada, porque tudo será feito via pendrive”, afirmou o diretor-geral do TRE-PE.

Teste

Nas Eleições Gerais de 2022, o TRE-PE já havia testado a iniciativa nas seções eleitorais instaladas no Parque de Exposições de Animais, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife. Segundo o Tribunal, a avaliação do processo com o novo sistema foi positiva, principalmente com relação ao tempo gasto para o envio dos dados. 

A capital pernambucana, que possui 11 cartórios, passará a contar, ao total, com 33 pontos de transmissão espalhados pela cidade.

Reportagem - Lucas Arruda

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook