TJPE adia eleição dos três nomes para as vagas do Quinto Constitucional
Sistema de cotas para advogadas foi questionado pela Justiça Federal
Foto: Divulgação/TJPE
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) suspendeu a escolha dos três nomes que serão indicados para as vagas do Quinto Constitucional – que é um dispositivo jurídico que determina a reserva de um quinto das vagas de alguns tribunais brasileiros para advogados e membros do Ministério Público. A suspensão ocorreu nesta sexta-feira (29), após decisão da Justiça Federal que solicitou à Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) uma retificação na escolha dos seus candidatos.
O trâmite se dá da seguinte forma: a OAB-PE, em eleição interna, escolhe seis nomes de advogados que irão concorrer às vagas do Quinto Constitucional. Essa lista sêxtupla é, então, repassada para o TJPE fazer nova eleição e selecionar três nomes entre os candidatos, que posteriormente serão encaminhados para análise da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra. Nesta última fase, o Governo do Estado é quem escolhe o nome da pessoa que ocupará o cargo de desembargador ou desembargadora.
Porém, a lista de seis nomes feita pela OAB-PE apresenta três candidatas mulheres e três candidatos homens. A Justiça Federal, em caráter liminar, questionou o modelo de cotas que reservou 50% das vagas para advogadas. Pois, uma quantidade maior de mulheres tinha recebido mais votos, mas foram vetadas da lista final, sendo alegado que deveriam ocupar apenas metade das vagas.
A juíza Polyana Falcão Brito, que pediu a retificação da lista da OAB, pontuou na decisão que deve ser incluído na lista sêxtupla "todas as mulheres mais votadas", mesmo que o número supere a quantidade de homens indicados.
Por meio de nota, o TJPE afirmou que: "Em atenção à segurança jurídica, a Presidência do TJPE cumprirá a decisão da Justiça Federal (...) Quando a questão estiver resolvida em definitivo, o Pleno do TJPE escolherá uma lista com três nomes e enviará para a governadora”.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 21/12/2024
Raquel Lyra autoriza nova etapa da Adutora do Agreste
Mais de 230 mil pessoas serão beneficiadas com o sistema de abastecimento
- Por REDAÇÃO
- 20/12/2024
Compesa substitui trecho da adutora Paudalho/Carpina, na Mata Norte
A obra vai beneficiar os municípios de Carpina e Tracunhaém
- Por REDAÇÃO
- 19/12/2024
População indígena em Pernambuco aumenta 99,7% em 2022, indica IBGE
O aumento foi o maior registrado no Brasil para essa população
- Por REDAÇÃO
- 19/12/2024
TJPE deve ampliar uso de Inteligência Artificial em 2025
Justiça pernambucana fez um balanços das ações realizadas em 2024 e...
- Por REDAÇÃO
- 18/12/2024
Juizado do Verão vai reforçar segurança nas praias do litoral de Pernambuco
O atendimento acontecerá aos finais de semana, de 28 de dezembro de 2024 a 2...
- Por REDAÇÃO
- 18/12/2024
Pernambuco prevê investir R$ 30 bilhões na universalização da água e esgoto até 2033
Atualmente, apenas 34% da população têm acesso a esgoto, e 1,8 milhão de...