Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Novas Indicações Geográficas podem ser reconhecidas em Pernambuco


Por: REDAÇÃO Portal

O projeto busca fortalecer produtos tradicionais como o bolo de rolo, o queijo coalho e outros

11/04/2025
    Compartilhe:

O projeto busca fortalecer produtos tradicionais como o bolo de rolo, o queijo coalho e outros

Foto: Reprodução/G1

A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), em parceria com o Sebrae-PE, está investindo R$ 2,9 milhões em um projeto para fortalecer a identidade de ícones da cultura estadual.O foco da iniciativa é identificar, estruturar e solicitar o registro de novas Indicações Geográficas junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). 

Até o momento, Pernambuco possui três IGs registradas: Vinhos do Vale do São Francisco, Uvas e Mangas de Petrolina e o Porto Digital no Recife. Entre os novos produtos selecionados para estudo estão o mel do Araripe, o abacaxi de Pombos, o café de Triunfo, a manta caprina da região de Dormentes, o artesanato de barro de Caruaru e Tracunhaém, o artesanato de madeira de Sertânia e a renda renascença de Poção. Produtos gastronômicos tradicionais como o queijo coalho artesanal produzido no Agreste e os bolos de noiva, de rolo e Souza Leão completam a lista.

Para a primeira fase do projeto, que já está em andamento, as instituições também contarão com o apoio do Sebrae Nacional. A seguir, a etapa de estruturação envolverá a sensibilização dos produtores, o levantamento histórico-cultural, a delimitação da área geográfica e a criação de um caderno de especificações técnicas. 

Por fim, será realizada a solicitação do registro junto ao INPI. A expectativa é de que o projeto esteja finalizado até 2026. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook