O novo esquema completo incluirá quatro doses, aos 2, 4, 6 e 15 meses de idade.
Foto: G1
A substituição das icônicas gotinhas que desempenharam um papel fundamental na erradicação da poliomielite no Brasil está dando lugar à imunização intramuscular. Anunciada pelo Ministério da Saúde, a substituição da vacina oral poliomielite (VOP) pela versão inativada (VIP) do imunizante será gradativamente. A mudança é respaldada por recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunizações (CTAI), que considerou novas evidências científicas, apontando para uma maior segurança e eficácia da VIP.
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença grave que pode causar paralisia permanente em pernas e braços, bem como ameaçar a vida devido à paralisia dos músculos torácicos responsáveis pela respiração. Graças às gotinhas, que eram fáceis de administrar e de baixo custo, o Brasil e outros países conseguiram erradicar a poliomielite.
A vacinação contra a poliomielite no Brasil atualmente consiste em três doses da versão inativada (VIP) administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, seguidas por duas doses de reforço da vacina oral da poliomielite (VOP) aos 15 meses e aos 4 anos de idade. A partir do primeiro semestre de 2024, o governo federal orientará uma mudança nesse esquema, eliminando as duas doses de reforço da vacina oral e substituindo-as por apenas uma dose de reforço da vacina inativada, aos 15 meses de idade. O novo esquema completo incluirá quatro doses, aos 2, 4, 6 e 15 meses de idade.
Apesar dessa evolução no combate à poliomielite, o Zé Gotinha, símbolo histórico da importância da vacinação no Brasil, continuará sua missão de sensibilizar crianças, pais e responsáveis, participando das ações de imunização e campanhas do governo. A Comissão de Certificação da Erradicação da Pólio no Brasil, uma entidade ligada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) junto à Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), celebra 50 anos em 2023, destacando o progresso na luta contra essa doença.
Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
Mpox: OMS aprova primeira vacina para uso emergencial em crianças
Foram notificados casos da doença em pelo menos 80 países em 2024
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Leitos de UTI crescem 52% em 10 anos; distribuição é desigual
SUS oferece menos disponibilidade do que sistema privado
- Por REDAÇÃO
- 16/11/2024
Extraindo Sorrisos: saúde bucal vai além dos cuidados com os dentes
Entenda como a saúde bucal é ligada ao corpo inteiro
- Por REDAÇÃO
- 16/11/2024
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 8,5 milhões neste sábado
As apostas podem ser feitas até às 19h, em casas lotéricas ou via...
- Por REDAÇÃO
- 16/11/2024
Carteiras de fibromialgia serão entregues nas unidades do Expresso Cidadão
Ao todo, 430 dos 2.033 pernambucanos que participaram do censo da SES-PE...
- Por REDAÇÃO
- 16/11/2024
Hospital das Clínicas desenvolve ferramenta para planejamento de cirurgias
Objetivo é reduzir cancelamentos desnecessários de cirurgias