Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Recife inicia campanha de vacinação contra a gripe nesta quinta-feira


Por: REDAÇÃO Portal

Capital pernambucana recebeu 37.990 doses do imunizante

02/04/2025
    Compartilhe:

Capital pernambucana recebeu 37.990 doses do imunizante

Foto: Reprodução/Ministério da Saúde

A partir desta quinta-feira (3), a Prefeitura do Recife dará início à 27ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Durante a fase inicial, a imunização será direcionada para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos e profissionais da saúde. A vacina estará acessível em 170 unidades distribuídas por toda a cidade, além de três centros de vacinação instalados nos shoppings Recife, RioMar e Boa Vista. A cerimônia oficial de lançamento da campanha ocorrerá às 8h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Mais José Severiano da Silva, em Campo Grande. O Dia D de mobilização está programado para 7 de maio, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar, no mínimo, 90% do público prioritário.

Nesta primeira remessa, o município recebeu 37.990 doses do imunizante. Com o envio de novos lotes pelo Ministério da Saúde, outros grupos prioritários serão progressivamente incluídos na campanha. Para a Secretaria de Saúde do Recife, a prioridade inicial é proteger os indivíduos mais suscetíveis a complicações, como crianças pequenas, gestantes, idosos e trabalhadores da saúde, que lidam diretamente com a população.

A vacina contra a Influenza pode ser administrada simultaneamente com outros imunizantes do calendário vacinal, incluindo a da Covid-19. O Programa de Imunização do Recife reforçou que o imunizante é seguro e indicado para todos os grupos elegíveis, exceto para pessoas com febre moderada ou grave ou com diagnóstico recente de Covid-19, que devem aguardar a recuperação completa antes da aplicação.

Para otimizar o atendimento, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os cidadãos apresentem um documento de identificação (CPF) ou cartão SUS, além da carteira de vacinação, se disponível. Determinados grupos prioritários devem comprovar a necessidade da imunização. Profissionais da saúde, por exemplo, devem apresentar documentos como declaração de vínculo, crachá ou carteira de trabalho.

A Influenza, também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e apresenta alta taxa de transmissão, principalmente em períodos sazonais. O contágio ocorre pelo contato com secreções liberadas ao falar, tossir ou espirrar, além do contato com superfícies contaminadas. Para minimizar o risco de infecção, é fundamental adotar medidas preventivas, como higienizar as mãos regularmente e utilizar máscara ao apresentar sintomas.

A quantidade de doses varia conforme a idade. Idosos, trabalhadores da saúde e gestantes recebem a vacina em dose única. Já crianças de 6 meses a menores de 6 anos necessitam de duas aplicações, dependendo do histórico vacinal do ano anterior. Caso já tenham sido imunizadas anteriormente, apenas uma dose será necessária.

Além das crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos a partir de 60 anos, profissionais da saúde e gestantes, outros grupos prioritários incluem puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, membros das Forças Armadas, indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário (urbano e de longo curso), trabalhadores portuários, funcionários dos Correios, população privada de liberdade e servidores do sistema prisional, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook