Sobe para sete o número de casos confirmados de Coronavírus em PE
De acordo com o governo do estado 44 casos seguem em investigação
Foto: Aline Luna
Cinco novos casos de coronavírus foram registrados em Pernambuco, neste sábado (14). Com isso, sobe para sete o número de pessoas infectadas pelo Covid-19, doença provocada pelo vírus. A informação foi confirmada pelo governo de estado, durante entrevista coletiva, no Palácio do Campo das Princesas. Na ocasião também foi anunciado o primeiro registro considerado "local", em que foi identificado o transmissor.
De acordo com o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, dois dos casos confirmados são os seguintes: o passageiro canadense de 78 anos que estava no navio de cruzeiro, retido ao atracar no Porto do Recife, e uma mulher, que é contato domiciliar de um dos dois casos anteriores já confirmados. O estrangeiro está internado e o governo não informou a situação da outra infectada.
"O caso dessa senhora era um caso provável e passou a ser confirmado. Como era um contato domiciliar, ela configura aquela fase de transmissão local. Transmissão local é a que identificamos o transmissor.", afirmou.
Também estão nessa nova relação três pessoas que vieram do exterior para Pernambuco. O estado não divulgou o meio em que eles chegaram ao estado.
Os dois primeiros casos confirmados são de um casal que viajou para a Itália. O home e a mulher encontram-se no Hospital Português, na área central do Recife.
Na coletiva, o governo divulgou um balanço atualizado. São, ao todo,103 casos notificados, sete confirmados, 44 em investigação, 12 prováveis e 40 descartados.
Sobre o navio, o governo informou que ele ficará retido no porto. O estado disse, ainda, que está tentando uma negociação com as autoridades de saúde, para tentar evitar uma quarentena.
André Longo disse que a articulação que está sendo feita com o Ministério da Saúde e a Ag~encia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e embaixadas.
"Não vai ser decretada quarentena no Brasil. Estamos trabalhando com uma operação que não deixe o navio em quarentena como o do Japão. Estamos trabalhando numa saída logística, segura e sanitária, junto com o governo federal", declarou.
Na embarcação estão, de acordo com o governo, dez brasileiros. Entre os viajantes, há Alemães, americanos, canadenses e ingleses, totalizando 18 nacionalidades.
Longo disse que foram feitos os primeiros 12 testes no Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Laccen) "Fizemos a contraprova na Fiocruz do RJ. Pernambuco está habilitado pra fazer exames no Lacen.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
Mpox: OMS aprova primeira vacina para uso emergencial em crianças
Foram notificados casos da doença em pelo menos 80 países em 2024
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Leitos de UTI crescem 52% em 10 anos; distribuição é desigual
SUS oferece menos disponibilidade do que sistema privado
- Por REDAÇÃO
- 16/11/2024
Extraindo Sorrisos: saúde bucal vai além dos cuidados com os dentes
Entenda como a saúde bucal é ligada ao corpo inteiro
- Por REDAÇÃO
- 16/11/2024
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 8,5 milhões neste sábado
As apostas podem ser feitas até às 19h, em casas lotéricas ou via...
- Por REDAÇÃO
- 16/11/2024
Carteiras de fibromialgia serão entregues nas unidades do Expresso Cidadão
Ao todo, 430 dos 2.033 pernambucanos que participaram do censo da SES-PE...
- Por REDAÇÃO
- 16/11/2024
Hospital das Clínicas desenvolve ferramenta para planejamento de cirurgias
Objetivo é reduzir cancelamentos desnecessários de cirurgias