SJDH orienta instituições para o cuidado com as pessoas idosas
Documento sugere que os familiares e amigos utilizem meios eletrônicos, como a videoconferência, para estarem emocionalmente mais próximos dos parentes e amigos

Como forma de orientar para os cuidados com as pessoas idosas residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) diante da pandemia causada pelo Coronavírus (Covid-19), foi publicada e enviada às ILPIs e secretarias municipais de saúde uma nota técnica conjunta elaborada pelas Secretarias de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Desenvolvimento Social Criança e Juventude (SDSCJ) e Saúde (SES). No documento, constam diversas recomendações que vão desde a disponibilização materiais de higiene, como álcool em gel, sabão e toalhas de papel para os moradores, até implantação de um plano interno de trabalho.
Também compõem a NT medidas como a priorização de pessoas idosas residentes em ILPIs na campanha nacional de imunização contra a Influenza, além do isolamento e posterior acionamento emergencial de serviços de saúde caso haja algum caso de residente que apresente sintomas sugestivos à Covid-19 (tosse, espirros, coriza, febre e diarreia). Aos profissionais que atuam na área, em havendo casos suspeitos, a observação é que todos utilizem equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas, máscaras, óculos e aventais descartáveis. Todas as recomendações da NT deverão ser reforçadas às instituições pelas secretarias municipais de saúde.
O fortalecimento dos vínculos de afeto por meio virtual é uma recomendação que integra a nota técnica do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça e Defesa da Cidadania (CAOP), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), publicada no último dia 22 de março. Entre outros pontos, o documento orienta para que se suspendam as visitas aos residentes, salvo em casos extraordinários, como a depressão do idoso.
Com o objetivo de resguardar a saúde da comunidade idosa e dos funcionários nas instituições, o documento sugere que os familiares e amigos utilizem meios eletrônicos, como a videoconferência, para estarem emocionalmente mais próximos, mas sem colocar a vida em risco. "É hora de cuidarmos uns dos outros, mas à distância. As famílias precisam se esforçar ainda mais neste momento de pandemia para que seus entes não se sintam abandonados", frisa o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Recife inicia campanha de vacinação contra a gripe nesta quinta-feira
Capital pernambucana recebeu 37.990 doses do imunizante
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Jaboatão antecipa vacinação contra Influenza e imuniza idosos em instituições de longa permanência
Município se adianta ao calendário nacional e inicia aplicação da vacina...
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Secti-PE estende prazo para os editais de Redes de Inovação e Programa de Pesquisa para o SUS
Expectativa é que resultados impactem diretamente na qualidade do serviço...
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Pernambuco amplia rede pediátrica com 34 novos leitos para tratar doenças respiratórias
Expansão beneficia hospitais na Zona da Mata e no Sertão, reforçando...
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2025
Prefeitura do Recife disponibiliza dois mil exames gratuitos de mamografia no mês de abril
Ação é destinada a mulheres e homens trans, com idade entre 50 e 69 anos,...
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2025
Hospital da Pessoa Idosa, no Recife, forma primeira residente em Geriatria
Programa de Residência Médica da unidade, pioneira no Norte e Nordeste,...