Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Educação

Sintepe realiza protesto no Centro do Recife em defesa da escola pública


Por: REDAÇÃO Portal

O reajuste no salário da categoria e melhorias na qualidade da educação também estiveram na pauta

23/04/2025
    Compartilhe:

O reajuste no salário da categoria e melhorias na qualidade da educação também estiveram na pauta

Foto: Lucas Arruda/CBN Recife

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Pernambuco (Sintepe) promoveu uma paralisação na rede estadual de ensino nesta quarta-feira (23), em adesão ao movimento nacional em defesa da escola pública. Marcando o ato, um protesto saiu do Parque Treze de Maio em direção à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no Centro do Recife. 

Os professores e estudantes participantes pediram por melhorias na infraestrutura dos ambientes de ensino, passando por questões como merenda, climatização e a ausência de materiais básicos. A categoria também reivindica o reajuste de 6,27% no Piso Salarial do Magistério para toda a carreira dos servidores da Secretaria Estadual de Educação e o acréscimo de 50% acima do Piso para os profissionais com licenciatura.

A presidente do Sintepe, Ivete Caetano, detalhou as reivindicações da categoria.

“Hoje os trabalhadores e trabalhadoras em educação estão na rua para fazer a defesa da escola pública. A merenda escolar em Pernambuco está passando por um processo de sucateamento. Não tem quantidade, não tem qualidade suficiente.  Também estamos reivindicando um plano de climatização nas escolas, porque nós temos professores e estudantes passando mal, desmaiando com esse calor insuportável. Além disso, o nosso reajuste do piso salarial do magistério para toda a carreira”, disse.

Aos professores que aderiram a paralisação, o Sintepe afirma que a reposição de aulas será tratada com o Governo na próxima mesa de negociação. Uma assembleia geral está marcada pelo sindicato para esta quinta-feira (24), às 14h, no Teatro Boa Vista (Centro do Recife), para discutir a contraproposta de reajuste oferecida pela gestão estadual na última mesa.

Reportagem - Lucas Arruda

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook