Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Acontece

SINPOL questiona número de homicídios da SDS e aponta mais 18 mortes

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

SDS afirma que são 271, enquanto SINPOL alega que são 289

07/08/2024
    Compartilhe:

SDS afirma que são 271, enquanto SINPOL alega que são 289

Foto: Hesíodo Góes/Secom

Um levantamento da Secretaria de Defesa Social (SDS) indicou que Pernambuco teve uma redução de 12,6% no número de homicídios em julho de 2024 comparado ao mesmo mês de 2023. De acordo com a secretaria, foram 271 ocorrências neste ano e 310 no ano passado. 

Visão do especialista 

Para o pesquisador do LABGRC E LACAI UFPE, Armando Nascimento, embora exista uma redução, os números ainda são altos. “Mesmo com essa redução de 12,6% ainda temos um quantitativo de crimes muito alto. É quase que uma guerra, principalmente quando se compara os números de Pernambuco em relação a alguns estados do Brasil e a alguns países do mundo”, diz o especialista. 

Ainda assim, o pesquisador ressalta que a redução é importante e que a atividade dos municípios é fundamental nesse processo. “Essa redução já mostra que vem sendo realizado algo, ou seja, Pernambuco mudou o padrão de gestão de segurança, principalmente pela criação do Comitê Municipal de Segurança. Sem a participação dos municípios, não teremos uma redução significativa”, afirma. 

SINPOL questiona resultados

No entanto, depois da divulgação da Secretaria de Defesa Social, o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL) questionou os resultados e afirmou que há uma diferença de 18 homicídios não informados pelo Governo Estadual. 

De acordo com o Sindicato, uma notificação foi enviada à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), alegando que, na verdade, Pernambuco registrou 289 homicídios no mês de julho e não 271. 

O presidente do Sinpol, Áureo Cisneiros, relatou: “Não é manipulando números que se resolve os problemas da segurança pública. O governo tenta artificializar a sensação de paz com manipulação de números e fake news que não refletem a realidade das ruas e nem a realidade do dia a dia dos policiais civis. Estamos notificando a Assembleia Legislativa para que o poder legislativo tome conhecimento e as devidas providências”. 

O levantamento do Governo de Pernambuco para contabilizar as mortes violentas intencionais no Estado foi realizado pela Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Defesa Social. Já o levantamento do SINPOL foi realizado pelo Sistema de Registro de Boletim de Ocorrência da Polícia Civil de Pernambuco. 

Ouça a matéria da repórter Aline Melo no 'Play' acima. 

 

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook