Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

SES-PE lança Plano Estadual de Contingência das Arboviroses 2024

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Em Pernambuco, até 11 de novembro, foram confirmados 2.876 casos de dengue e 773 de chikungunya

21/11/2023
    Compartilhe:

Em Pernambuco, até 11 de novembro, foram confirmados 2.876 casos de dengue e 773 de chikungunya

Foto: Pexels

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), lançou o Plano Estadual de Contingência das Arboviroses para 2024, e mobiliza os municípios do Estado para ação conjunta voltada para o Dia Nacional de Combate à Dengue, que foi celebrado no dia 19 de novembro. Durante esta semana serão realizadas atividades educativas em escolas públicas municipais, ações de panfletagem e abordagem em comércios, em parceria com as cidades de Olinda e Goiana, além de atividades no Agreste, em Pesqueira, na Aldeia do Povo Xukuru.

O documento é formado por um plano de ação, com trabalhos que serão desencadeados e/ou intensificados para o enfrentamento dessas doenças nos municípios pernambucanos, a partir da análise do perfil epidemiológico e entomológico das arboviroses no Estado e a organização da rede de atenção à saúde para atendimento desses casos.

O diretor geral de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES-PE, Eduardo Bezerra, detalha a importância dessa preparação para orientar a população pernambucana. “O Plano de Contingência é uma preparação. A gente espera não ser necessário utilizá-lo, mas havendo um quadro onde requeira esse tipo de atitude mais efetiva dos gestores municipal, estadual e federal, que eles já saibam antecipadamente o que fazer. Por isso, este Plano é tão importante”, afirma Eduardo.

De acordo com a SES-PE, em Pernambuco, até 11 de novembro (Semana Epidemiológica 45), foram confirmados 2.876 casos de dengue e 773 de chikungunya. Até o momento, não foram confirmados casos de zika no Estado. O atual panorama epidemiológico para as arboviroses, em especial a dengue, é de estabilidade com baixo número de notificações. A SES-PE ainda reforça que o período de aumento de casos das arboviroses em Pernambuco vai de março a julho.

Divulgação: SES-PE

Ouça a matéria do repórter Israel Teixeira, clicando no ‘play’ acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook