Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

SES-PE alerta para o aumento no número de casos leves de Covid-19


Por: REDAÇÃO Portal

Grupos em situação de maior vulnerabilidade, como pessoas imunossuprimidas ou que utilizam corticoides, devem manter cuidados redobrados e priorizar a vacinação

09/01/2025
    Compartilhe:

Grupos em situação de maior vulnerabilidade, como pessoas imunossuprimidas ou que utilizam corticoides, devem manter cuidados redobrados e priorizar a vacinação

Foto: Reprodução/PCR

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES) registrou 134 novos casos de Covid-19 na primeira semana de 2025, sendo 133 classificados como leves e apenas um caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O aumento segue uma tendência observada ao longo de dezembro do ano passado, quando os casos leves cresceram de 57 na primeira semana do mês para 165 na semana do Ano Novo.

Para conter o avanço da doença, a SES reforça a importância da testagem em caso de sintomas como febre, tosse e dor de garganta. A orientação é aguardar entre 48 e 72 horas antes de procurar serviços de saúde, disponíveis em unidades básicas, UPAs, policlínicas e outros pontos definidos pelos municípios. Em caso de resultado positivo, o isolamento de sete dias é recomendado.

Grupos em situação de maior vulnerabilidade, como pessoas imunossuprimidas ou que utilizam corticoides, devem manter cuidados redobrados e priorizar a vacinação. A condução das estratégias de imunização cabe aos municípios, responsáveis por organizar as campanhas e facilitar o acesso aos imunizantes.

O médico infectologista, Felipe Prohaska, destacou a importância do reforço vacinal, especialmente entre crianças. “Com a população mais imunizada, não enfrentaremos cenários críticos como os de anos anteriores, mas o controle depende de uma imunização adequada, principalmente entre os pediátricos. Este grupo, que tem contato intenso e é mais propenso à transmissão, desempenha papel central na proteção da sociedade”, afirmou.

Diante da retomada dos casos, as autoridades alertam para a necessidade de manter as medidas preventivas e intensificar a vacinação, especialmente em períodos de maior circulação viral, como os meses de festas e férias.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook