Agentes públicos procuram definir limites mínimos de consumo de identificação de substâncias físico-químicas nos produtos contaminados
Com a contaminação de óleo das praias nordestinas, os auditores fiscais federais agropecuários (Affas) estão atuando fortemente para garantir a segurança dos pescados consumidos nos estados atingidos pelo derramamento de petróleo, como Pernambuco, mas alertam sobre a venda e consumo de produtos fora dos estabelecimentos fiscalizados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF).
Diante desse cenário, durante entrevista concedida ao programa CBN Recife, o auditor fiscal federal agropecuário, Luiz Gonzaga Matos, deixou explícito que os estuários estão comprometidos e está sendo feito um trabalho para assegurar a qualidade dos frutos do mar. “A nossa preocupação, como agente público, é a segurança alimentar e a inocuidade do produto, além da preocupação também com a situação social do pequeno produtor”, afirma Gonzaga.
Além disso, ele ressaltou que o Ministério da Agricultura, através do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), já demandou para todas as superintendências e os órgãos de fiscalização de produtos de origem animal alertas, pedindo a identificação dos locais onde estão ocorrendo a presença desse óleo. “Já existe uma equipe fazendo estudos para definir limites mínimos de consumo de identificação de substâncias físico-químicas nesses produtos para ver o grau de comprometimento a população. Com relação às indústrias que têm uma inspeção ou um controle sanitário tanto dos órgãos federais, como dos estaduais, o alerta já está dado, esses produtos são coletados para fazer análise, mesmo que ainda estejam numa fase inicial de identificação de parâmetros para ver o comprometimento desses produtos”, explica o auditor fiscal.
Confira a entrevista completa com Luiz Gonzaga Matos no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 20/11/2024
Procon-PE encontra variação de quase 150% nos preços em fiscalização pré-Black Friday
O órgão estará a postos nos estabelecimentos durante o dia 29/11, para...
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Governo de Pernambuco inicia formação de 335 novos bombeiros militares
A previsão é de que a formação seja concluída em junho de 2025
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
Neoenergia volta a enviar fatura com código de barras a consumidores de baixa renda
A medida foi adotada após recomendação da Arpe, que atendeu às...
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
Governadora Raquel Lyra nomeia Marcos Carvalho como novo desembargador do TJPE
Atual procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco...
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
TJPE define lista tríplice do MPPE e entrega nomes à governadora nesta segunda
O presidente do TJPE deve entregar a lista à governadora Raquel Lyra ainda...