Agentes públicos procuram definir limites mínimos de consumo de identificação de substâncias físico-químicas nos produtos contaminados

Com a contaminação de óleo das praias nordestinas, os auditores fiscais federais agropecuários (Affas) estão atuando fortemente para garantir a segurança dos pescados consumidos nos estados atingidos pelo derramamento de petróleo, como Pernambuco, mas alertam sobre a venda e consumo de produtos fora dos estabelecimentos fiscalizados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF).
Diante desse cenário, durante entrevista concedida ao programa CBN Recife, o auditor fiscal federal agropecuário, Luiz Gonzaga Matos, deixou explícito que os estuários estão comprometidos e está sendo feito um trabalho para assegurar a qualidade dos frutos do mar. “A nossa preocupação, como agente público, é a segurança alimentar e a inocuidade do produto, além da preocupação também com a situação social do pequeno produtor”, afirma Gonzaga.
Além disso, ele ressaltou que o Ministério da Agricultura, através do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), já demandou para todas as superintendências e os órgãos de fiscalização de produtos de origem animal alertas, pedindo a identificação dos locais onde estão ocorrendo a presença desse óleo. “Já existe uma equipe fazendo estudos para definir limites mínimos de consumo de identificação de substâncias físico-químicas nesses produtos para ver o grau de comprometimento a população. Com relação às indústrias que têm uma inspeção ou um controle sanitário tanto dos órgãos federais, como dos estaduais, o alerta já está dado, esses produtos são coletados para fazer análise, mesmo que ainda estejam numa fase inicial de identificação de parâmetros para ver o comprometimento desses produtos”, explica o auditor fiscal.
Confira a entrevista completa com Luiz Gonzaga Matos no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/04/2025
Bombeiros reforçam segurança nas praias durante a Semana Santa em Pernambuco
Olinda, Recife e Jaboatão recebem mais guarda-vidas e embarcações para...
- Por REDAÇÃO
- 14/04/2025
APL homenageia Marcos Vilaça em Sessão da Saudade nesta segunda
Cerimônia celebra legado do advogado, jornalista e poeta, falecido em...
- Por REDAÇÃO
- 12/04/2025
Apagão atinge 11 cidades do Agreste de Pernambuco; Neoenergia aponta falha da Chesf
Desligamento em subestação de alta tensão em Tacaimbó provocou queda de...
- Por REDAÇÃO
- 11/04/2025
Novas Indicações Geográficas podem ser reconhecidas em Pernambuco
O projeto busca fortalecer produtos tradicionais como o bolo de rolo, o...
- Por REDAÇÃO
- 11/04/2025
Em Pernambuco, a safra de cereais, leguminosas e oleaginosas deve aumentar 4,6% em 2025
O levantamento, realizado pelo IBGE, prevê uma produção de 192.391...
- Por REDAÇÃO
- 11/04/2025
Governo de Pernambuco abre 725 vagas para profissionais da educação; confira
Há vagas para diversas especialidades na Educação, em várias cidades do...