Secretaria de Saúde de Pernambuco registra primeiros óbitos por leptospirose no estado em 2022
Só neste ano, foram notificadas oito mortes por leptospirose no Estado

Foto: g1
Devido às fortes chuvas que ocorreram no mês de maio em Pernambuco, que ocasionaram em enchentes e diversos pontos de alagamentos, a população precisa estar em alerta quanto às possíveis doenças que possam surgir em decorrência desses desastres.
Em mais atual boletim epidemiológico, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) confirmou, as duas primeiras mortes por leptospirose do ano no Estado. A doença é transmitida, principalmente por meio de ratos, através da urina de animais com bactéria leptospira. As vítimas foram dois homens que residiam em cidades no Grande Recife, sendo um deles em Jaboatão dos Guararapes, que tinha 31 anos; o outro era do município de Olinda e tinha 25 anos. As mortes ocorreram em janeiro deste ano, mas só foram confirmadas este mês pela secretaria.
Até o momento, ao decorrer de todo este ano, foram notificadas oito mortes por leptospirose em Pernambuco: duas delas foram confirmadas e seis seguem em averiguação. De acordo com dados fixados no dia 6 de junho, no boletim da SES-PE, foram notificados 136 casos de leptospirose, sendo 32 confirmados. Dessa soma, 13 são de moradores do Recife, 4 de Olinda e 4 de Jaboatão dos Guararapes. Os outros casos são de outros municípios do Estado. Deste total, 33 foram descartados e 71 estão sob investigação.
É necessário reforçar o aviso sobre os riscos do contato com água suja ou lama contaminada pela leptospira e a importância de sempre lavar e higienizar a área afetada com água limpa e sabão. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (SES), o hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária) elimina as leptospiras e deve ser utilizada para desinfetar reservatórios de água, regiões e objetos que tiveram contato com a água ou lama contaminada.
Ouça a matéria do repórter Israel Teixeira clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/04/2025
Bombeiros reforçam segurança nas praias durante a Semana Santa em Pernambuco
Olinda, Recife e Jaboatão recebem mais guarda-vidas e embarcações para...
- Por REDAÇÃO
- 14/04/2025
APL homenageia Marcos Vilaça em Sessão da Saudade nesta segunda
Cerimônia celebra legado do advogado, jornalista e poeta, falecido em...
- Por REDAÇÃO
- 12/04/2025
Apagão atinge 11 cidades do Agreste de Pernambuco; Neoenergia aponta falha da Chesf
Desligamento em subestação de alta tensão em Tacaimbó provocou queda de...
- Por REDAÇÃO
- 11/04/2025
Novas Indicações Geográficas podem ser reconhecidas em Pernambuco
O projeto busca fortalecer produtos tradicionais como o bolo de rolo, o...
- Por REDAÇÃO
- 11/04/2025
Em Pernambuco, a safra de cereais, leguminosas e oleaginosas deve aumentar 4,6% em 2025
O levantamento, realizado pelo IBGE, prevê uma produção de 192.391...
- Por REDAÇÃO
- 11/04/2025
Governo de Pernambuco abre 725 vagas para profissionais da educação; confira
Há vagas para diversas especialidades na Educação, em várias cidades do...