Saúde bucal: 89% dos brasileiros realizam a higienização menos de duas vezes ao dia
Em Pernambuco, 911 mil pessoas foram ao dentista pela primeira vez em 2024

Foto: Reprodução/Freepik
Quando o assunto é saúde bucal, é comum que surjam questionamentos sobre a frequência das visitas ao destista, ou até mesmo, a constância da escovação. No entanto, os dados mostram que o descuido com a higiene da boca faz parte da realidade de muitos brasileiros. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o uso de fio dental, escova e creme dental é praticado por pouco mais da metade da população (53%); e 89% realiza a higienização menos de duas vezes ao dia.
Em Pernambuco, os números também assustam. Segundo dados do Conselho Regional de Odontologia (CRO-PE), no estado, 911 mil pessoas foram ao dentista pela primeira vez em 2024: o equivalente à população das cidades de Olinda e Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife (Censo 2022), juntas. Só em 2025, mais de 138 mil pernambucanos tiveram a primeira experiência com um profissional de saúde bucal.
A coordenadora e tutora da clínica Odonto FPS, da Faculdade Pernambucana de Saúde, Cândida Guerra, afirma que os cuidados com a saúde bucal devem ser tomados desde a infância.
“A visita ao dentista precisa acontecer de forma regular, tanto para o adulto como para a criança. Tem crianças que a gente precisa ver a cada três meses, assim como o adulto. Então, vai depender muito da necessidade do paciente, e a visita ao dentista precisa acontecer independente do paciente ter um desconforto”, reforça.
Cândida Guerra também explica que a rotina de higiene bucal se resume, de forma simplificada, em três passos.
“Os bons hábitos de saúde bucal incluem uma escovação regular três vezes ao dia, após as principais refeições; o uso do fio dental diariamente, uma ou duas vezes ao dia; e uma alimentação saudável. É importante manter os hábitos de higiene bucal porque a nossa saúde começa pela boca. Alguns quadros da nossa saúde geral podem ser agravados por uma saúde bucal inadequada”, aponta.
Outros cuidados
O Ministério da Saúde (MS) recomenda utilizar uma pequena quantidade de pasta de dente durante a escovação, com concentração de flúor em torno de 1100 PPM para higiene bucal. Também deve ser priorizada escova de cerdas macias, cabeça pequena e escovação compassada, para evitar danos aos dentes e estruturas do periodonto (gengiva).
A higiene bucal deve começar desde o aparecimento do primeiro dente. E vale lembrar que o tratamento e conhecimentos adquiridos na consulta com um dentista precisam ser mantidos em casa.
Reportagem - Lucas Arruda
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Recife inicia campanha de vacinação contra a gripe nesta quinta-feira
Capital pernambucana recebeu 37.990 doses do imunizante
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Jaboatão antecipa vacinação contra Influenza e imuniza idosos em instituições de longa permanência
Município se adianta ao calendário nacional e inicia aplicação da vacina...
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Secti-PE estende prazo para os editais de Redes de Inovação e Programa de Pesquisa para o SUS
Expectativa é que resultados impactem diretamente na qualidade do serviço...
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Pernambuco amplia rede pediátrica com 34 novos leitos para tratar doenças respiratórias
Expansão beneficia hospitais na Zona da Mata e no Sertão, reforçando...
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2025
Prefeitura do Recife disponibiliza dois mil exames gratuitos de mamografia no mês de abril
Ação é destinada a mulheres e homens trans, com idade entre 50 e 69 anos,...
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2025
Hospital da Pessoa Idosa, no Recife, forma primeira residente em Geriatria
Programa de Residência Médica da unidade, pioneira no Norte e Nordeste,...