Em entrevista concedida ao jornalista Mário Neto e a colunista política Renata Bezerra de Melo, o candidato apontou que realizará ampla reforma administrativa, instituirá o Voucher Educacional e implementará um projeto de entrega de medicam
Foto: Reprodução/G1
O candidato à Prefeitura do Recife pelo PRTB, Marco Aurélio, concedeu entrevista à CBN Recife, nesta terça-feira (06), para a sabatina das Eleições Municipais de 2020. Na oportunidade, o candidato pontuou os principais aspectos da sua proposta de governo, avaliou a conjuntura política atual e ressaltou quais serão as mudanças mais urgentes, caso seja eleito. Entre elas, ele destacou a necessidade de haver uma ampla reforma administrativa para reduzir o número excessivo de cargos comissionados e terceirizados existentes na prefeitura, além de reunir recursos para investir em outros setores. “A reforma administrativa, evidente, bole com muita gente que está quieta, mas tem algo que depende só do prefeito fazer. Só isso, a gente traz uma economia para Recife de muito dinheiro. Eu tenho muita disposição para tomar as atitudes que a gente precisa, que a cidade está precisando, porque a gente vai economizar dinheiro e esse dinheiro a gente vai colocar onde mais precisa, que é na saúde, na educação, na infraestrutura”, aponta Aurélio
No ramo da educação, a intenção imediata, evidenciada pelo candidato, é de implantar escolas cívico-militares, com a justificativa de que dever ser o ponto de saída para a melhoria da educação, com o auxílio do presidente Jair Bolsonaro. Além disso, a proposta é muito voltada para a questão da primeira infância. Ele alega que os primeiros seis anos de idade das crianças precisam de maior assistência e, para isso, haverá investimentos com recursos do Fundeb. “Dá para a gente, em 4 anos, fazer 50 creches no Recife. Agora, creches que tenham, junto com elas, agentes de saúde especializados, médicos, psicólogos, para que toda uma estrutura seja dada às crianças nos seus primeiros seis anos de vida e a gente possa formar, de fato, as crianças de amanhã”, afirma Marco.
Ainda relacionado ao setor, foi apresentado o Voucher Educacional, que, de acordo com o candidato, será instituído para que os pais matriculem os filhos enquanto escolas de qualidade, presentes na comunidade e próximas aos alunos, não ficam prontas. “Tem um estudo que mostra com muita tranquilidade: cada aluno custa em torno de R$ 1.000. A ideia é pegar aquele custo que você ia ter com o aluno na escola e dar aos pais. O voucher educacional não será eterno e nem irá substituir o ensino público, é para substituir um momento, onde aquela comunidade ainda não tem uma escola adequada para o filho do recifense. Infelizmente, as crianças não estão adequadamente estudando em escolas com o cuidado que a prefeitura deveria ter com elas”, explica.
Os projetos relacionados à saúde pretendem qualificar e equipar as Upas e os postos médicos já existentes. Aurélio aponta que, ainda hoje, falta o básico nas unidades de saúde: remédio e médico. Entre as alternativas, ele diz que é necessário contemplar os centros com profissionais especializados e implementar um sistema de entrega de remédios, como acontece no município de Fortaleza, para evitar o desgaste de quem faz uso contínuo de medicamentos. “Muitas vezes, são pessoas idosas, pessoas que têm dificuldades de chegar nos lugares, por que é que se eu já tenho lá, se já está tudo arquivado, eu já sei qual remédio que o recifense está precisando, por que é que ele tem que ir no posto de saúde? O que o povo está precisando é do básico, que as coisas funcionem na ponta, sem burocracia”, alega o candidato.
Confira a entrevista completa com o candidato Marco Aurélio (PRTB) através do play acima ou do canal da CBN Recife no youtube.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
MPC recomenda que Câmara de Timbaúba não aumente salários do Executivo e Legislativo
O Projeto de Resolução n°. 03/2024 deve ser votado em segundo turno nesta...
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
Em segundo turno, Alepe aprova política estadual de acesso a medicamentos à base de Cannabis
O texto havia sido aprovado por unanimidade, em primeiro turno, no dia 4 de...
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2024
Em meio a atrasos nos pagamentos de servidores, vereadores de Timbaúba reajustam salário do prefeito
Projeto de Resolução passará por segunda votação no dia 19 de novembro
- Por REDAÇÃO
- 08/11/2024
Prefeito eleito de Bom Conselho sofre atentado e seu primo é atingido por tiro no pescoço
Vítima sobreviveu e precisou ser socorrida para hospital
- Por REDAÇÃO
- 06/11/2024
Lula parabeniza Trump pela vitória nas presidenciais norte-americanas
Presidente brasileiro desejou sorte e sucesso ao futuro governante dos EUA