Recife realiza a PrEPara a Prevenção! nos finais de semana de novembro
Iniciativa não só auxilia na prevenção da Aids, mas também facilita o diagnóstico e tratamento de outras ISTs, interrompendo a cadeia de transmissão
Foto: Divulgação
Nos sábados alternados de novembro, a profilaxia PrEP, método eficaz na prevenção do HIV que envolve a tomada de comprimidos orais antes da relação sexual, e os testes rápidos estarão ao alcance de todos, mediante demanda espontânea. Os serviços estarão disponíveis em locais estratégicos: no Serviço de Atenção Especializada em HIV/Aids (SAE) da Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, no dia 2 de novembro; na Policlínica Clementino Fraga, no Vasco da Gama, no dia 9 de novembro; no SAE da Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista, nos dias 16 e 23 de novembro; e na UBT Ivo Rabelo, no Ibura, no dia 30 de novembro.
"A iniciativa PrEPara a Prevenção! representa um avanço importante no acesso à saúde preventiva no Recife, ampliando o alcance da PrEP e dos testes rápidos para o HIV e outras ISTs. Nosso objetivo é interromper a cadeia de transmissão e garantir que todos tenham acesso aos métodos de prevenção e diagnóstico, especialmente as populações mais vulneráveis. Esse trabalho nos finais de semana reflete nosso compromisso em facilitar o acesso e promover um cuidado integral à saúde”, explica Airles Ribeiro, coordenador do setor de IST, HIV e Aids da Sesau Recife.
Além dos medicamentos, os usuários têm acesso a insumos como preservativos, gel lubrificante e testes rápidos, com resultados disponíveis em até 30 minutos. Em caso de resultado positivo, as pessoas são prontamente acolhidas nos próprios SAEs para receber o tratamento adequado.
É fundamental ressaltar a importância da testagem regular e da investigação de sinais e sintomas para outras ISTs. O uso do preservativo, tanto masculino quanto feminino, continua sendo uma medida essencial para prevenir o HIV e outras infecções. O horário de funcionamento do PrEPara a Prevenção! aos sábados é das 8h às 15h, com atendimento realizado por uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos e assistentes sociais, tanto no SAE do Lessa de Andrade quanto do Gouveia de Barros e Clementino Fraga.
A PrEP é especialmente indicada para homens e mulheres que frequentemente deixam de usar camisinha em suas relações sexuais, fazem uso repetido da Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PeP), têm histórico de ISTs ou se encontram em contextos de relações sexuais de risco. Além dos sábados, a PrEP também está disponível de segunda a sexta nos SAEs e no Ambulatório LGBT Patrícia Gomes da Policlínica Lessa de Andrade, e no SAE da Policlínica Gouveia de Barros, das 8h às 16h.
Serviço:
PrEPara a Prevenção!
02/11 - SAE Lessa de Andrade: Estr. dos Remédios, 2416 – Madalena. Horário: das 8h às 15h
09/11 - Policlínica Clementino Fraga: R. Japaratuba, 260 - Vasco da Gama. Horário: 8h às 15h
16/11 - SAE Gouveia de Barros: Largo da Santa Cruz, s/n - Boa Vista. Horário: das 8h às 15h
23/11 - SAE Gouveia de Barros: Largo da Santa Cruz, s/n - Boa Vista. Horário: das 8h às 15h
30/11 - UBT Ivo Rabelo: Av Campina Grande, 199 - Cohab - Ibura
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 31/10/2024
Paciente celebra casamento no Hospital Pelópidas Silveira
Homem está internado desde setembro, após o diagnóstico de...
- Por REDAÇÃO
- 31/10/2024
Recife realiza a PrEPara a Prevenção! nos finais de semana de novembro
Iniciativa não só auxilia na prevenção da Aids, mas também facilita o...
- Por REDAÇÃO
- 31/10/2024
Mamógrafo Móvel do Recife disponibiliza 3.120 exames em novembro
Exames serão ofertados em 36 pontos descentralizadas, sem necessidade de...
- Por REDAÇÃO
- 31/10/2024
Pernambuco tem mais de 11 mil casos confirmados de dengue
Número representa aumento de 334,4% em relação ao mesmo período de 2023
- Por REDAÇÃO
- 30/10/2024
Hospital da Restauração entrega primeiras enfermarias reformadas
As novas enfermarias foram projetadas para atender às normas atuais de...
- Por REDAÇÃO
- 29/10/2024
Câmara do Recife aprova por unanimidade projeto que regulamenta cannabis medicinal
PL ainda segue para segunda votação pelos vereadores