Recife forma primeira turma de profissionais autistas no setor de tecnologia do Nordeste
Parceria entre a Specialisterne Brasil e o Porto Digital capacita 12 pessoas com TEA para atuação em áreas como programação, análise de dados e gestão de projetos.

Foto: Divulgação
Recife marca um passo importante rumo à inclusão no mercado de trabalho com a formação da primeira turma composta exclusivamente por profissionais autistas no setor de tecnologia do Nordeste. A iniciativa, realizada pela organização internacional Specialisterne Brasil em parceria com o Porto Digital, capacitou 12 participantes em áreas técnicas e comportamentais, promovendo a inserção de pessoas neurodivergentes no ecossistema tecnológico.
A formação teve duração de seis semanas e aconteceu de forma híbrida, com aulas presenciais no Porto Digital, no Bairro do Recife. Os participantes, com idades entre 23 e 37 anos, foram preparados em temas como programação básica, Excel, testes de software, tratamento de dados, analytics, gestão de projetos e dinâmicas de equipe. A iniciativa visa não apenas desenvolver habilidades técnicas, mas também promover a retenção desses talentos no mercado de trabalho.
Essa é a primeira ação da Specialisterne no Nordeste, reforçando a expansão da empresa que já atua há quase uma década no Brasil. Ao todo, a organização já formou mais de 500 profissionais em diferentes estados, com uma taxa de retenção de 88% após um ano de trabalho. A chegada ao Recife simboliza um avanço estratégico no fortalecimento de oportunidades para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na região.
A cerimônia de formatura será realizada no dia 17 de abril, no auditório do Porto Digital, com a presença de empresas do setor interessadas em conhecer e recrutar os novos profissionais. A expectativa é que essa primeira turma inspire outras iniciativas semelhantes, contribuindo para tornar o mercado de tecnologia cada vez mais plural, inclusivo e representativo.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 16/04/2025
Recife forma primeira turma de profissionais autistas no setor de tecnologia do Nordeste
Parceria entre a Specialisterne Brasil e o Porto Digital capacita 12 pessoas...
- Por REDAÇÃO
- 16/04/2025
MEC se posiciona sobre a situação financeira das universidades federais do Estado
O órgão informou que a necessidade de manutenção da infraestrutura de...
- Por REDAÇÃO
- 16/04/2025
Estudantes poderão viajar pelo Programa Ganhe o Mundo mesmo após o fim do ensino médio
Os jovens aprovados no edital de 2024 que não viajaram por problemas...
- Por REDAÇÃO
- 15/04/2025
Universidades Federais do Estado apontam déficit de R$ 32 milhões para manutenção das unidades
Reitores enfrentam dificuldades para manter as instituições
- Por REDAÇÃO
- 14/04/2025
Universidades públicas de Pernambuco estão entre as melhores do Brasil, segundo Inep
O índice foi divulgado na última sexta-feira (11)
- Por REDAÇÃO
- 11/04/2025
Professores do Recife decretam estado de greve após Prefeitura propor reajuste salarial de 1,5%
Uma assembleia do SIMPERE foi realizada nesta quinta-feira (10), no Pátio da...