Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Recife confirma dois primeiros casos de coqueluche de 2024; vítimas são crianças de 4 meses e 2 anos


Por: REDAÇÃO Portal

Vacina contra a doença é disponibilizada pelo SUS

22/04/2024
    Compartilhe:

Vacina contra a doença é disponibilizada pelo SUS

Foto: Pixabay

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) confirmou os dois primeiros casos de coqueluche no Recife em 2024. Os pacientes são duas crianças, uma de 4 meses e outra de dois anos de idade. No mesmo período de 2023, o número foi maior, com 10 casos confirmados.

O combate à coqueluche é feito por meio da imunização das crianças e gestantes. O imunizante faz parte do esquema vacinal oferecido pelo SUS e protege crianças antes mesmo do primeiro ano de vida, como informa a médica infectologista Laiz Rufino:

A coqueluche é uma doença respiratória, bacteriana, com sintoma característico sendo o acesso de tosse, que pode se prolongar por períodos de até seis semanas. Em casos graves, o paciente precisa de internação hospitalar. Com a vacina, mesmo que ocorra a infecção, a doença, na maioria dos casos, nem chega a se desenvolver com sintomas ou não progride para um estágio grave.

Segundo a Sesau, os índices de cobertura vacinal foram de 68,98% em 2023, abaixo dos 90% recomendados. Na rede municipal de saúde do Recife, são 170 salas de vacinação, além de cinco centros que ofertam as doses da vacina pentavalente. As aplicações ocorrem aos 2, 4 e 6 meses de idade do bebê e o imunizante protege os pacientes contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pela bactéria H. influenzae tipo B. O reforço é feito com a vacina tríplice bacteriana – DTP, aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

Ouça matéria da repórter Taynã Olimpia no ‘play’ acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook