Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Educação

Programa Mãos Solidárias vai alfabetizar 18 mil pessoas em nove estados brasileiros


Por: REDAÇÃO Portal

Iniciativa em parceria com UFPE e MEC pretende reduzir taxa de analfabetismo em periferias urbanas e rurais

03/04/2025
    Compartilhe:

Iniciativa em parceria com UFPE e MEC pretende reduzir taxa de analfabetismo em periferias urbanas e rurais

Foto: Ascom UFPE/Divulgação

Com o objetivo de reduzir o analfabetismo no Brasil, o programa Mãos Solidárias lançou a Jornada de Alfabetização de Jovens e Adultos nas Periferias, que pretende atender cerca de 18 mil pessoas em nove estados do país. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Ministério da Educação (MEC), integra o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos.

As aulas terão início ainda este mês e seguirão por cinco meses, utilizando o método “Sim, Eu Posso”, criado pelo Instituto Pedagógico Latino-Americano e Caribenho (IPLAC) e aplicado no Brasil desde 2006. Ao todo, 1,3 mil profissionais estarão envolvidos no projeto, incluindo 1,25 mil alfabetizadores que atuarão diretamente nas comunidades. As turmas serão formadas em territórios periféricos do Nordeste, além de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O analfabetismo afeta 9,3 milhões de brasileiros, sendo mais da metade dessa população residente no Nordeste, segundo o IBGE. Para a professora Orquídea Guimarães, do Centro de Educação da UFPE, superar esse desafio é uma "dívida histórica" e um passo essencial para uma sociedade mais justa. Em Pernambuco, as turmas serão organizadas no Recife, Região Metropolitana, Caruaru e Petrolina, e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (81) 98212-4730.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook