Empresa deverá prestar esclarecimento no prazo máximo de 20 dias
Foto: Divulgação
A Uber Brasil foi notificada pelo órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Pernambuco devido à cobrança de taxas pelo uso de ar-condicionado. Diante das denúncias recebidas e da proporção que vem tomando, o Procon recebeu denúncias onde motoristas de transporte por aplicativo cobravam uma taxa extra de refrigeração, estabelecendo tarifa por quilômetro rodado ou um valor mínimo de R$ 5 em viagens cadastradas pela Uber.
O Procon-PE concedeu à empresa um prazo máximo de 20 dias para informar as medidas adotadas a fim de evitar essa cobrança, considerada abusiva e configurando despesa acessória. É importante lembrar que, os esclarecimentos devem ser prestados nos termos da Lei Federal nº 8.078/90, Decreto nº 2.181/97. O gerente geral do Procon de Pernambuco, Hugo Souza, fala sobre as medidas tomadas. “Estamos atentos ao que acontece em Pernambuco. Nosso dever é garantir a segurança dos consumidores em todas as suas relações de consumo e, portanto, nos mais variados segmentos. Por isso, notificamos a Uber por entender que essa prática é abusiva. Vamos aguardar o prazo estabelecido para as informações solicitadas e, caso não haja cumprimento, as medidas legais cabíveis serão tomadas.”
Por meio de nota, "A Uber esclarece serem inverídicas mensagens que afirmam ser orientação da empresa a proibição do uso de ar-condicionado em viagens, em qualquer modalidade. Cobranças adicionais realizadas fora da plataforma da Uber não devem ser aceitas por usuários, pois representam violação às regras de segurança do Código da Comunidade Uber e podem levar à desativação da conta do motorista parceiro envolvido.”
Ainda segundo a empresa, o ar-condicionado faz parte dos requisitos para o cadastro de automóveis na plataforma da Uber, em todas as modalidades de viagens (UberX, Comfort, Black etc.). Entretanto, não existe obrigatoriedade nem proibição, por parte da Uber, de seu uso durante as viagens, independentemente da modalidade. A temperatura do veículo, assim como outros aspectos como rádio/música, fazem parte das preferências de viagem que podem ser combinadas mutuamente entre o motorista parceiro e o usuário para uma viagem confortável para todos.
Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/11/2024
Metrô do Recife: Passageiro fica com perna presa entre trem e plataforma
Não há informações sobre o estado de saúde da vítima que não teve o...
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
Andaime desaba dentro de edifício e deixa cinco feridos em Boa Viagem
As vítimas foram encaminhadas para diferentes unidades de saúde e de acordo...
- Por REDAÇÃO
- 10/11/2024
Jiboia é resgatada em Itamaracá e levada para Centro de Triagem de Animais Silvestres
A espécie identificada não é considerada peçonhenta
- Por REDAÇÃO
- 06/11/2024
Homem atropelado por ônibus em Paulista é levado para hospital em estado grave
A vítima recebeu os primeiros socorros no local e, em seguida, foi levada...
- Por REDAÇÃO
- 01/11/2024
UPE homenageia estudantes e servidores perseguidos pela Ditadura Militar
Após amplo levantamento documental, entrevistas e chamada pública, a UPE...
- Por REDAÇÃO
- 30/10/2024
Pernambucana aprovada em universidade dos EUA busca apoio para realizar sonho
Desde julho, quando recebeu a notícia da aprovação, a pernambucana tem se...