Presidente do Iphan-PE, Jacques Ribemboim pede exoneração do cargo para participar das eleições municipais de 2024
A saída de Ribemboim acontece em meio a polêmica com arquitetos e urbanistas sobre a construção de um restaurante em formato de Zeppelin, no teto de dois prédios históricos

Foto: Divulgação / G1
Jacques Alberto Ribemboim pediu exoneração do cargo de presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Pernambuco (Iphan-PE). A solicitação foi enviada ao presidente nacional do órgão, Leandro Grass. A saída de Ribemboim acontece em meio a polêmica com arquitetos e urbanistas sobre a construção de um restaurante em formato de Zeppelin, no teto de dois prédios históricos e tombados no Recife Antigo.
A polêmica foi iniciada após o presidente do Iphan-PE aprovar a instalação, mesmo com o corpo técnico do órgão rejeitando por unanimidade. Ribemboim justificou o aval por se tratar de "um investimento privado de interesse público que reforçaria o turismo, a cultura, a geração de renda e emprego no bairro do Recife".
Após ampla pressão de especialistas, que alegam a descaracterização do conjunto tombado, o projeto REC Cultural, que pretende implantar um centro cultural nos dois prédios mais bem localizados do Bairro do Recife Antigo, suspendeu a implantação do restaurante no teto das edificações.
No documento, Ribemboim, que é engenheiro, agradece a confiança e cooperação e argumenta na solicitação de exoneração que sua saída é para poder participar das eleições municipais de outubro deste ano.
Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
João Campos, prefeito do Recife, processa posto de combustíveis com seu nome
Empreendimento na Zona Sul do Recife mudou de nome para "Posto Setúbal"
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Recife Antigo conta com equipes especializadas para remover fios irregulares em postes do bairro
Remoção dos cabos é responsabilidade das operadoras de telecomunicações
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2025
Tribunal de Contas de Pernambuco realiza auditoria para análise de obras de dragagem em Suape
Primeira Câmara avaliou a execução e o monitoramento do Canal Externo do...
- Por REDAÇÃO
- 29/03/2025
Aneel mantém bandeira verde na tarifa de energia para o mês de abril
Contas de luz seguirão sem cobranças extras
- Por REDAÇÃO
- 29/03/2025
Acidente envolvendo três veículos deixa cinco feridos em Pesqueira, no Agreste de Pernambuco
Teste do bafômetro realizado pelos motoristas foi negativo
- Por REDAÇÃO
- 29/03/2025
Edifício que abrigou o INSS e está ocupado por movimento social será destinado à construção de habitação popular
Governo de Pernambuco garantiu auxílio de R$ 350 para famílias que...