Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Região Metropolitana

Prefeitura do Recife simula atendimento a ocorrência com múltiplas vítimas na UR-10


Por: REDAÇÃO Portal

Ação consistiu no treinamento da população para evacuação em casos de desastres climáticos

28/03/2025
    Compartilhe:

Ação consistiu no treinamento da população para evacuação em casos de desastres climáticos

Foto: Hélia Scheppa/PCR

A Prefeitura do Recife realizou um  exercício de simulação de atendimento a múltiplas vítimas na UR-10/Cohab, na Zona Sul da cidade. O objetivo da ação foi treinar a população para evacuação de áreas de risco em casos de desastres climáticos e aprimorar os protocolos de atendimento, reduzindo o tempo de resposta em situações reais. A atividade foi coordenada pela Secretaria de Ordem Pública e Segurança (Seops), por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil e do Centro de Operações do Recife (COP).

Durante o simulado, ao receberem o alerta via SMS e o som dos apitos, os moradores deixaram suas residências e se dirigiram ao Ponto de Encontro e Acolhimento, localizado na Igreja de Cristo Pentecostal Internacional, na Avenida Expedicionário Francisco Vitoriano, onde foram recebidos pela equipe da Defesa Civil. O SAMU simulou o atendimento a cinco vítimas, utilizando duas ambulâncias e duas motolâncias, além de classificar os pacientes por gravidade com lonas de diferentes cores. O treinamento também incluiu a remoção de uma pessoa acamada de sua residência. Pela primeira vez, um drone foi utilizado para auxiliar no alerta à população.

O simulado também marcou o encerramento das atividades do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) na área. Essa iniciativa, prevista na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, busca fortalecer a preparação, prevenção e resiliência da comunidade, aproximando a Defesa Civil da população e incentivando a atuação de lideranças locais na prevenção de riscos. Ao longo do ano, estão previstos seis simulados em diferentes regiões da cidade.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook