Aproximadamente 50% das mortes no trânsito são por excesso de velocidade
Foto: PCR
O Relatório Anual de Segurança Viária do Recife indicou que 105 pessoas morreram no trânsito do Recife em 2022. Os números revelam um alerta de aumento em relação a 2021. As vítimas fatais aumentaram em 19,3%, sendo os pedestres correspondentes a 42% dos casos.
A Prefeitura do Recife, através da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS), realiza uma série de ações educativas. As atividades aconteceram no domingo e nesta segunda-feira, para relembrar a população sobre as 105 vidas perdidas e alertar sobre o respeito às leis de trânsito. Isso porque, segundo especialistas em segurança viária, todas as mortes no trânsito podem ser evitadas.
No domingo, foi feita a projeção do número de vítimas, com a frase “Mortes no trânsito podem ser evitadas". Respeite a vida”. Já nesta segunda-feira, ocorreu uma intervenção urbana com carcaças de motocicletas envolvidas em sinistros graves, para sensibilizar os cidadãos sobre os riscos de comportamentos incorretos no trânsito.
“Nos unimos à Prefeitura do Recife para pedir que os cidadãos tenham respeito às leis de trânsito, especialmente ao limite de velocidade. O risco de morte de um atropelamento a 70 km/h, por exemplo, é de quase 100%. Já se for a 50 km/h, o risco cai para 80%, a 30 km/h, vai pra quase 10%. As vias da cidade devem ter limites de velocidade adequados às interações dos diversos modos de transporte e os limites estabelecidos precisam ser respeitados.", ressalta o coordenador executivo da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global no Recife, Gustavo Sales.
Relatório Anual de Segurança Viária do Recife:
De acordo com os dados apresentados no relatório, aproximadamente 50% das mortes no trânsito são por excesso de velocidade. Além disso, há o uso incorreto do capacete e do cinto de segurança, e a ingestão de álcool ao volante. Os usuários que mais excedem a velocidade são os motociclistas, sendo 35% das motos conduzidas acima do limite. Inclusive, foram contabilizadas 1.806 ocorrências de sinistros, sendo 72% delas envolvendo motocicletas.
No ano de 2022, 32% de todas as infrações de trânsito registradas na cidade foram cometidas por condutores que excederam em 20% os limites de velocidade estabelecidos nas vias. No entanto, esse número corresponde a 0,2% dos condutores, porque onde há fiscalização por excesso de velocidade, o índice de respeito é de 99,8%. Onde não há fiscalização eletrônica, o excesso de velocidade é cometido por 24% dos veículos.
O uso correto do capacete pelos motociclistas do Recife foi de 92% no caso dos condutores e 84% entre os passageiros. É válido ressaltar que o uso do capacete é importante por reduzir em 42% o risco de morte e em 69% o risco de lesões graves na cabeça.
Todos os dados do relatório foram coletados por órgãos como a CTTU, Secretaria de Saúde do Recife, Secretaria de Defesa Social e Samu Recife, integrados pelo Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito (Compat).
A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, enfatizou:
“O grande desafio na gestão do trânsito do Recife tem sido investir em ações que resultem em promover a segurança viária. Ações com foco na educação, na fiscalização e na sinalização viária contribuem para reduzir os riscos de sinistros de trânsito e para conscientizar os condutores sobre os fatores de risco. Uma mudança de atitude dos condutores no respeito à velocidade, em não usar o celular ao dirigir e não dirigir após ingerir bebida alcoólica, por exemplo, são importantes para evitarmos lesões e mortes no trânsito. Acreditamos que essa responsabilidade é compartilhada. Por um lado, o poder público com suas ações e, por outro, os condutores com maior conscientização, assim, juntos, salvaremos vidas no trânsito”.
Ações preventivas:
Em 2023, foram realizadas mais de 550 operações, com 62 mil abordagens e 10% delas resultaram em notificações. Entre as ações realizadas, houve a operação volta às aulas, operação Piloto Seguro, eventos como o “Bora de Bike, Recife?” e ações itinerantes como “A Liga Mandou Dizer”.
Áreas que receberam urbanismo tático tiveram uma redução de 50% dos sinistros de trânsito com vítimas. Na Rua José de Alencar, por exemplo, a redução chegou a 91%. No Largo da Paz, em Afogados, a redução foi de 67%.
As áreas de urbanismo tático têm a proposta de promover travessias e caminhadas mais seguras, adequando a velocidade do veículo motorizado, geralmente para 30 km/h, que é o indicado em locais com grande número de pedestres.
Além disso, a Ciclovia Agamenon e a Ciclofaixa Centro Sul estão em implantação, o que vai somar um ganho de 8,8 km de malha cicloviária. Ao todo, o Recife conta com 183 km de rotas cicláveis e mais de 1.600 vagas de paraciclos na cidade.
Ouça a matéria da repórter Aline Melo no 'Play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Vítimas recebem mensagens com links suspeitos
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Mega-sena pode pagar R$ 14,5 milhões nesta terça-feira
As apostas podem ser feitas em qualquer lotérica do país ou pela internet
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
OAB-PE elege Ingrid Zanella como primeira presidente mulher da instituição
Ingrid recebeu 11.441 votos