Está em análise na Assembleia Legislativa de Pernambuco um projeto de lei que pretende ampliar a rede de Delegacias da Mulher no estado
Foto: Divulgação
Está em análise na Assembleia Legislativa de Pernambuco um projeto de lei que pretende ampliar a rede de Delegacias da Mulher no estado. O PL, de autoria da deputada Gleide Ângelo, do PSB, diz que deve ser desenvolvido um estudo técnico pelo Departamento de Polícia da Mulher e pela Secretaria da Mulher do Estado, em que devam ser avaliadas questões como a quantidade de registros policiais de crimes praticados contra as mulheres, especialmente os decorrentes de violência doméstica e familiar, além de casos de feminicídio e estupro, assim como o quantitativo de medidas protéticas de urgência de solicitadas.
Em 2008, o Estado autorizou a criação de 14 Delegacias de Proteção à Mulher em todo o território, no entanto, existem apenas 11 delas em funcionamento. Em outras três cidades pernambucanas contempladas pela legislação (Ouricuri, Salgueiro e Ipojuca) ainda não há previsão para a instalação da unidade policial. De acordo com a autora da proposta, insuficiência das unidades especializadas é mais um fator que contribui para a subnotificação das denúncias. De acordo com os números divulgados recentemente pela Secretaria de Defesa Social, no primeiro semestre de 2021, foram contabilizados 11.346 boletins de ocorrências de casos de agressões e de violência contra as mulheres. Para Gleide Ângelo, apesar de os dados indicarem uma pequena redução quando comparados com o mesmo período do ano anterior, eles também reiteram que a natureza da violência doméstica está na clandestinidade, se mantendo restrita aos espaços privados das relações familiares.
Confira as informações com o repórter Samuel Santos, clicando no 'play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 22/11/2024
Tribunal de Contas de Pernambuco atinge nota máxima em índice de transparência
Essa foi a terceira vez seguida que o TCE-PE recebeu a premiação Diamante
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
São Bento do Una e Brejo da Madre de Deus recebem obra da Adutora do Agreste
A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em até 12 meses
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
OAB-PE entrega lista sêxtupla ao TJPE nesta quinta-feira
Com a entrega da lista, cabe agora ao Tribunal formar a lista que será...
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
Pernambuco promove cursos com capacitação profissional para população carcerária
Entre os benefícios para os participantes estão a emissão de certificado e...
- Por REDAÇÃO
- 20/11/2024
Procon-PE encontra variação de quase 150% nos preços em fiscalização pré-Black Friday
O órgão estará a postos nos estabelecimentos durante o dia 29/11, para...