Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Pernambuco tem mais de 100 bebês e crianças à espera de leitos de UTIs; entenda cuidados

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

A superlotação nas unidades de saúde pública do estado não é uma novidade, com a crise se arrastando desde 2023

07/05/2024
    Compartilhe:

A superlotação nas unidades de saúde pública do estado não é uma novidade, com a crise se arrastando desde 2023

Foto: Reprodução/G1

A situação crítica das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas e neonatais em Pernambuco atingiu um novo marco alarmante. Segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta terça-feira (7), a fila por leitos alcançou o preocupante número de 122 pacientes, dos quais 106 são crianças e 16 são bebês.

A superlotação nas unidades de saúde pública do estado não é uma novidade, com a crise se arrastando desde o 2023, quando a falta de leitos foi agravada pelo aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Este ano, a situação voltou a se deteriorar, com o decreto de estado de emergência pelo governo estadual em 26 de abril. Na última sexta-feira (3), os registros já apontavam 98 pacientes na fila, sendo 81 crianças e 17 bebês.

Em nota, SES informou que “a Central de Regulação realiza acompanhamento constante do sistema informatizado das demandas por solicitação de leitos, o que permite que a lista de espera oscile mediante à necessidade.”


A médica pediatra e membro da comissão responsável pela elaboração do Plano de Contingência das Doenças Respiratórias Sazonais na Infância, Rita Brito, explica quais atitudes os responsáveis devem tomar.

A secretaria reitera a importância da imunização das crianças, incluindo a vacina contra a gripe, enfatizando que manter as vacinas em dia é essencial para a proteção da saúde dos pequenos.

Ouça a matéria da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook